Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dificuldades das Empresas Estrangeiras com suas Tecnologias

15 de fevereiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002São constantes as reclamações das empresas estrangeiras na China, dada a cópia das suas tecnologias pelas empresas locais. Até a Embraer brasileira reclama que suas tecnologias para aviões de média distância foram copiadas pelos chineses.

Esquema constante do artigo publicado n The Japan News

O Japão, os Estados Unidos e a União Europeia estão considerando uma ação conjunta na OMC – Organização Mundial do Comércio sobre as regras chinesas que obrigam as empresas estrangeiras a transferir suas tecnologias sem pagar os direitos pelas mesmas. As propriedades intelectuais destas tecnologias não são respeitadas pelos chineses. Já foram apresentadas reclamações formais desde 2012 sobre as tecnologias para exploração de terras raras. Também existem reclamações das empresas de produção de automóveis, notadamente quando se formam joint ventures com as companhias chinesas.

Em alguns casos, estas tecnologias são melhoradas pelos chineses e livremente utilizadas pelas empresas locais. Isto violaria as regras estabelecidas pela OMC, que não são obedecidas pela China. Na medida em que empresas chinesas atuam no exterior, também estas tecnologias acabam sendo utilizadas.

Algumas empresas alemãs e japonesas reclamam que suas tecnologias para trens rápidos tiveram suas patentes requeridas no exterior pelas chinesas. O programa “Made in China 2025” anuncia que os chineses pretendem se tornar superpotência de fabricação de classe mundial, nos veículos elétricos, robôs e infraestrutura social, incluindo instalações elétricas e sistema de transporte. Isto torna urgente que estes assuntos sejam resolvidos, o que não é fácil, pois as empresas estrangeiras estão interessadas no mercado interno chinês.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: