Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Imóveis à Venda no Brasil

26 de fevereiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Um artigo elaborado por Anaïs Fernandes, publicado no site da Folha de S.Paulo, com base nos dados da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, afirma que em 2017 o estoque de imóveis residenciais caiu 12,3%, com as vendas superando os lançamentos em quase 12 mil unidades no Brasil todo.

clip_image002

Em São Paulo aparecem muitos apartamentos à venda

Em 2017, os lançamentos cresceram 5,2% com 82,3 mil unidades, mas as vendas no país tiveram alta de 9,4%, com 94 mil unidades comercializadas, o que resultou nesta queda do estoque de residências. O crescimento mais acentuado ocorreu na região Nordeste, com aumento de 29%, o que é impressionante.

Os anos de 2015 e 2016 foram os piores nos últimos 15 anos, mas no ano passado começou a registrar-se uma pequena melhora e os responsáveis pelo setor acreditam numa recuperação este ano, inclusive com aumento de preços.

O que eles chamam de oferta final (estoque), 49% estavam em construção e 28% prontos. Estima-se que em 2018 haja 10% de crescimento nas vendas como nos lançamentos.

Evidentemente, as diferenças regionais são acentuadas, sendo que as vendas no ano passado ocorreram com o uso do FGTS, esperando-se que neste ano haja maior disponibilidade de financiamentos imobiliários. Mas pelas informações disponíveis em São Paulo, os novos lançamentos já apresentam sensíveis aumentos dos preços, que devem puxar também os já usados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: