Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Onda de Filmes Sobre Ramen

14 de fevereiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002Para os consumidores usuais japoneses, um dos pratos de consumo cotidiano são as massas nas formas mais variadas, sendo que os sushis e sashimis que ganharam projeção recente no mundo são considerados produtos de luxo, quando muito consumidos uma vez por semana. Começaram com os chamados udons e sobas para ganhar projeção nas últimas décadas com os ramens, com evidente inspiração chinesa.

O chef Osamu Tomita com a massa fria e molho quente conhecido como tsukene em foto constante do artigo no The Japan News

Um dos primeiros filmes sobre o assunto chamava-se “Tampopo” (1985), dirigido por Juzo Itami, onde um profissional procurava por anos os segredos dos molhos de galinha que tornavam estas massas um sucesso. Outro filme sobre sushi “Jiro Dreams of Sushi” ganhou projeção internacional mostrando que a culinária japonesa exigia décadas de aperfeiçoamento para se chegar ao prestígio internacional.

Agora o produtor Arata Oshima procurou produzir um filme japonês sobre a cultura alimentar do Japão. Chegou a um entendimento com o diretor Koki Shigeno, que dirigiu o “Ramen Heads” para a TV japonesa com diversos chefs e desejava produzir algo que fosse divertido para o público estrangeiro em particular. Muitos consumidores procuram os bons produtos por horas na fila e os chefs buscam chegar aos melhores ramens.

“Ramen Heads” concentra-se no chef Osamu Tomita, que trabalha na província de Chiba, considerado um dos melhores nesta especialidade. O filme acompanha o chef por cerca de um ano e constatou que, mesmo nos seus dias de folga, ele pesquisa para experimentar outros produtos de outros chefs.

O documentário já foi exibido em 10 cidades da Holanda, Estados Unidos, Noruega e outros mais quatro países, inclusive em eventos internacionais de outras culinárias, sendo aplaudido no seu final. Em algumas cidades não havia nenhum restaurante que servisse ramen.

Outros filmes sobre o assunto estão sendo preparados, como o “Ramen Teh”, com franceses, cingapurianos e japoneses. “Ramen Kuitee (Lost in Ramen)” está sendo preparado na forma de mangá e muitos outros já foram lançados. Tudo indica que está havendo uma onda sobre o assunto.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: