Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Governo Japonês Sob Pressão

12 de março de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image001Em qualquer país democrático decente, o governo admitir que alterou um documento enviado para o Legislativo é um crime suficiente para sua derrubada do poder, notadamente num regime parlamentarista.

Primeiro-ministro Shinzo Abe mostrando desconforto, tendo à sua direita o ministro Taro Aso, que admitiu na Dieta ter enviado um documento alterado sobre a venda de um terreno para uma escola direitista. Foto publicada no Japan Today

O assunto já vem sendo debatido no Japão há alguns meses, com suspeitas de favorecimento do governo e do primeiro-ministro Shinzo Abe para uma escola de posição ideológica direitista. Sua esposa fez uma doação expressiva para esta escola e o governo cedeu um terreno por um preço estimado em um décimo do real para o mesmo estabelecimento. Um documento enviado à Dieta teria sido alterado, como admitiu o ministro das Finanças Taro Aso neste domingo, no Japão.

Um artigo de Kazuhiro Nogi, publicado no Japan Today, qualifica de um grande golpe este fato, aumentando a pressão sobre o ministro da Fazenda, que insistiu não ter intenção de renunciar, na última sexta-feira. Mas um amigo intimo do primeiro-ministro envolvido com a questão foi encontrado morto e um segundo oficial chave demitiu-se na sexta feira.

Algumas descrições contidas no documento original foram removidas para serem enviadas para a Dieta, segundo fontes locais do jornal. Outro poderoso jornal, Mainichi Shimbun, informou que a alteração teria sido feita para que ficasse coerente com a declaração na Dieta feita por Nobuhisa Segawa, chefe da Agência Nacional de Impostos sobre o escândalo.

O caso não aparenta permitir uma acomodação fácil, mas nem todos os detalhes são ainda conhecidos do público. O governo contava, nas últimas pesquisas, com um razoável prestígio junto ao público.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: