Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Produção de Salmão Criado no Japão

5 de março de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo de Natsuko Fukue distribuído pela agência AFP foi publicado no jornal Japan Times informando que já existe tecnologia no Japão para a produção de salmão, que pode ser consumido pelos japoneses na forma de sushi ou sashimi.

Um funcionário da FRD Japan controla a temperatura e o oxigênio no tanque para a produção do salmão cinza, que é criado em Saitama, no Japão. Foto constante do artigo no Japan Times

Muitos sabem que os salmões selvagens do Hemisfério Norte contêm um parasita devendo ser consumido depois de defumado ou grelhado, não sendo conveniente para o sushi e o sashimi que necessitam do produto cru. A Noruega possui uma tecnologia para a sua criação, mas os produtos chegam ao Japão com preços elevados. Os criados no Chile passam por três fases, um nos lagos de alta altitude, nos rios e acabam sendo finalizados no mar, mas apresentando também riscos de contaminações que já se observaram no passado.

A atual tecnologia desenvolvida no Japão permite a produção num só local, com água normal que é salgada, não apresentando a necessidade de renovação da água, mas exige muita eletricidade para manter os tanques limpos. O fato é que a demanda mundial de carne de salmão é mais alta que a possibilidade atual de produção, mesmo considerando as criadas.

Evidentemente, a tecnologia japonesa está patenteada, exigindo uma bactéria para manter a água limpa, consumindo amônia produzida pelo peixe e dissolvendo o ácido nítrico, não exigindo a renovação da água. Lotes experimentais já estão sendo colocados no mercado local, mas ainda vai levar tempo para poder atender a demanda interna que se elevou. Uma pesquisa efetuada junto aos consumidores indica que o peixe de preferência dos japoneses passou a ser o salmão, possivelmente pela restrição de pesca do atum.

clip_image004

Produção em escala comercial do salmão no Japão

Pelo que se sabe da piscicultura, um dos itens importante é o custo das rações que chegam a 70% do total e o Brasil teria preços razoáveis, pois seus componentes são exportados para a Ásia. Um entendimento adequado, usando estas tecnologias japonesas, haveria possibilidade de se cogitar numa joint venture, pois os japoneses estão considerando fornecer estes conhecimentos para outros asiáticos. Se o salmão chileno chega ao Japão de forma competitiva, parece que o Brasil também teria uma chance, o que pode fazer em grande escala, tanto para atender ao mercado interno, que está importando do Chile, como visar outros mercados no Ocidente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: