Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumenta a Possibilidade de Mudança do Governo Shinzo Abe

16 de abril de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Depois de dois longos mandatos do atual primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, tudo indica que ele não tem mais condições para se manter como o presidente do PLD – Partido Liberal Democrata, devendo ceder o lugar para outro candidato.

clip_image002

Gráfico mostrando a opinião pública que desaprova por maioria o atual governo do primeiro-ministro Shinzo Abe, publicado no artigo do The Asahi Shimbun, que deve ser lido na íntegra

Diversos assuntos estão afetando o governo atual de Shinzo Abe, desgastado por dois mandatos, e ele pretendia contar com um novo. No entanto, dois escândalos estão afetando profundamente a sua credibilidade, uma delas uma aprovação de uma escola de medicina veterinária chamada Kake Educational Institute que teria beneficiado um secretário executivo do primeiro-ministro, Tadao Yanase. O segundo, seria a venda de um terreno por um valor em torno de 10% para uma escola direitista chamada Moritomo Gakuen, a qual tanto a esposa do primeiro-ministro bem como ele próprio estariam ligados.

Declarações efetuadas por funcionários públicos sobre documentos relacionados a estas operações, sem atribuir a responsabilidade ao primeiro-ministro, foram considerados suspeitos e cópias dos mesmos enviado à Dieta suprimiram trechos que poderiam ser comprometedores. Algumas das declarações estão sendo consideradas crimes de perjúrio. No regime parlamentar adotado no Japão, são problemas graves que não permitem a pretensão de um novo mandato.

Existem outros problemas relacionados com o Sistema de Autodefesa do Japão, com desvios sobre a não permissão de ações militares bem como a exagerada vinculação com o governo norte-americano de Donald Trump. Um analista que costuma estar bastante informado sobre a política no Japão, como o ex-primeiro-ministro Junichiro Koizume, chega a admitir que Shinzo Abe deve desistir da tentativa de um novo mandato, diante de todos os desgastes que está sofrendo.

Até o momento, ele vinha manobrando a seu favor por não contar com figuras de destaque para ocupar o seu cargo. Mas políticos mais jovens do Japão entendem que já é hora de mudanças, pois a economia japonesa enfrenta problemas de baixo crescimento e um endividamento público elevado, que está exigindo uma elevação de impostos como de vendas, que pode afetar ainda mais a economia local que já depende muito dos turistas vindos do exterior.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: