Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As Fricções Entre China e Austrália Tendem a se Elevar

29 de maio de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Um artigo de Fumi Matsumoto foi publicado no site do Nikkei Asian Review mostrando que as disputas do Ocidente e seus aliados com a China já chegaram à rede de cabos submarinos que hoje são estratégicos para a internet, que são relevantes nas comunicações dos Estados Unidos com a Austrália e que podem sofrer interferências chinesas.

image

Mapa constante do artigo publicado no Nikkei Asian Review, que merece uma leitura

Estas tensões começam com o projeto chinês do Belt and Road que seria a nova versão das Rotas das Sedas, mas muitos entendem que também possuem objetivos militares. A Huawei Technologies chinesa ainda que privada deve estabelecer um cabo das Ilhas Salomão no Pacífico para a Austrália, que poderia interferir na infraestrutura australiana de comunicações, notadamente com os Estados Unidos, com consequências econômicas, políticas e militares. Os australianos desejam manter o controle sobre esta região.

Os norte-americanos nutrem sérias preocupações com as empresas chinesas de telecomunicações, como no caso do boicote do fornecimento de componentes para a ZTE chinesa. É difícil avaliar os riscos reais, mas todos desejam evitar que potenciais adversários tenham vantagens na região. Os chineses possuem a capacidade de financiar projetos de comunicação dos países desta região, ao que a Austrália procura neutralizar, tirando partido da tradição destas assistências do passado.

image

Financiamento oficial nas ilhas do Pacífico na última década, em gráfico constante do artigo publicado no Nikkei Asian Review

Os países das ilhas do Pacífico possuem outras necessidades em infraestrutura e a China revela disposição de ajudar a financiá-las. Acaba sendo uma complexa disputa que envolve variados interesses e os chineses, com suas emigrações, aceleram a ocupação de diversos países da região.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: