Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Desenvolvimentos Tecnológicos Exigem Cuidados

18 de maio de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Um artigo de Mark Chediak publicado no site da Bloomberg alerta que o uso generalizado das grandes baterias de íon de lítio está exigindo estudos adicionais diante do risco de provocarem desastres nos centros urbanos, mesmo com cuidados.

clip_image002

Gráfico mostrando a tendência para o crescimento das grandes baterias de íon de lítio

As baterias de íon de lítio estão se generalizando nos seus usos, desde os pequenos aparelhos eletrônicos como veículos elétricos, grandes aviões como o Boeing 787 e chegando agora aos centros urbanos para armazenarem energia elétrica compradas nos períodos mais baratos para serem usados quando ela custa mais caro. Com as captações de energia solares e eólicas até nos edifícios urbanos, estas baterias acabam ocupando espaços significativos nas novas construções, mas como sempre existem riscos de incêndios, pesquisas adicionais estão sendo sugeridas, inclusive pelo Corpo de Bombeiro.

O artigo lista alguns acidentes que têm ocorrido, como nos veículos elétricos em diversas partes do mundo, para mostrar a necessidade de uma legislação mais rigorosa sobre o assunto, com pesquisas adicionais sugeridas como pela Eletric Power Research Institute dos Estados Unidos.

Esta proliferação das grandes baterias de íon de lítio vem ocorrendo desde 2010 quando o seu custo começou a cair significativamente, chegando a 80% em menos de uma década. Os proprietários de edifícios as estão usando, mas os bombeiros com a falta de normas claras sobre os cuidados necessários estão retardando a autorização para os seus usos.

Nos Estados Unidos, na Califórnia, Nova York e Massachusetts, as redes de uso de energia elétrica armazenada está aumentando e espera-se que 100 megawatts hora serão implantados até 2020, para atender até 25 mil a 80 mil lares. O autor do artigo sugere que as potencialidades são grandes com estas baterias gigantes, mas que pesquisas adicionais são necessárias para se chegar a uma regulamentação que seja geral para diversas situações diferentes que se apresentam nos Estados Unidos, como em outras partes do mundo.

No Brasil, ainda não se chegou a tanto, mas muitas captações de energias solares e eólicas começam a se instalar e seria interessante que os devidos cuidados fossem tomados com a devida antecedência.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: