Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Violões de Alta Qualidade Produzidos no Brasil

21 de maio de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo de Junior Belle publicado no suplemento São Paulo da Folha de S.Paulo informa sobre o excelente trabalho do artesão japonês Shigemitsu Sugiyama, que produz violões de alta qualidade, numa quantidade limitada, para atender consagrados artistas brasileiros.

O artesão japonês Shigemitsu Sugiyama produz poucos violões de alta qualidade no Brasil na foto do UOL

Chico Buarque de Hollanda, Paulinho da Viola e João Bosco, entre outros, são privilegiados que tiveram seus violões produzidos por Shigemitsu Sugiyama que leva um tempo médio de três meses de trabalho para a conclusão de um instrumento. Ele consegue produzir em média dois violões por ano, o que explica a fila de espera para atendimento de qualquer encomenda.

Hoje com 77 anos, este japonês chegou ao Brasil em 1973, tendo passado do trabalho num escritório para atuar neste país na Giannini. Mas foi num contato com Turibio Santos que aprendeu a importância de acertar o som agudo, que levantaria o nível da música. Também Toquinho e Marcos Pereira, entre outros, usam seus violões.

Cada violão é diferente do outro, da diferente combinação das madeiras como o cedro americano, jacarandá, mogno brasileiro e ébano indiano e Shigemitsu Sugiyama deposita grande esperança no pau brasil. O artigo informa que um violão fica bom depois de 30 anos do seu uso, tocado constantemente. Somando o tempo da madeira na estufa, acaba sendo necessárias sete décadas para chegar ao som ideal. Ele espera deixar uns 30 violões prontos durante a sua vida, deixando algo para o Brasil que lhe deu todas as condições para se realizar neste país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: