Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Donald Trump Aprecia Riscos Elevados

12 de junho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

imageO imprevisível presidente Donald Trump parece exagerar na sua capacidade de sua intuição decorrente dos contatos pessoais, como no caso com o ditador norte-coreano, ao mesmo tempo em que subestima a importância das alianças tradicionais como com o G7, segundo o amplamente divulgado pela imprensa internacional.

Difícil entendimento de Donald Trump com o G7, bem expresso na foto de Angela Merkel com ele, que recusou homologar os termos da reunião que valoriza a liberdade do comércio internacional

As pesadas imposições de tarifas para a importação dos Estados Unidos de diversos produtos relevantes no comércio internacional vão contra as tendências recentes de usar o incremento do comércio internacional para a promoção do desenvolvimento mundial. Ao mesmo tempo, tudo indica que Donald Trump confia exageradamente na sua intuição pessoal para a possibilidade de um acordo razoável com a Coreia do Norte, no seu contato com o ditador Kim Jong Un em Cingapura, o que apresenta evidentes riscos.

É claro que a crescente liberalização do comércio internacional veio contribuindo para a recente globalização do desenvolvimento e o Grupo dos 7, que reúne os países mais ricos do planeta, se posiciona contra a atual política norte-americana que caminha no sentido contrário, de um forte protecionismo até para atendimento de segmentos populares que não conseguem chegar a uma economia competitiva em nível mundial.

Mesmo entre os norte-americanos, não existe um consenso sobre esta nova política, pois muitas de suas empresas atuam globalmente e existem indícios que algumas medidas são um verdadeiro tiro no próprio pé, exigindo significativos aperfeiçoamentos ao que está sendo proposto no momento. O que se observa é que alguns setores tradicionais dos Estados Unidos não conseguem acompanhar dinamicamente as mudanças na eficiência que se fazem necessárias no comércio externo não somente naquele país, mas em muitas economias desenvolvidas e até emergentes.

De outro lado, no caso da Coreia do Norte parece evidente que um país pobre e de pequenas dimensões não tem condições de continuar com pesados investimentos numa corrida armamentista, mesmo tendo em sua retaguarda a China, interessada em aumentar o seu poder militar com prioridade para a Ásia e os oceanos que a cercam.

image

Jantar oferecido pelo primeiro-ministro de Cingapura ao presidente Donald Trump e comitiva, antes da reunião com o ditador Kim Jong Un da Coreia do Norte. Foto distribuída pela AP

A diferença de poder, tanto econômico como militar entre os Estados Unidos e seus aliados com a Coreia do Norte, é enorme e, mesmo com uma política chinesa de constante crescimento, ainda não atingiram os níveis possíveis para confrontações, até porque necessita também efetuar reformas substanciais para manter um ritmo de crescimento elevado.

image

Donald Trump e Kim Jong Un encontram se pessoalmente, o que já é uma vitória para o ditador da pequena Coreia do Norte diante dos Estados Unidos, a maior potência do mundo no momento

Países com grandes dimensões, importantes do ponto de vista econômico e político, costumavam contar com governos que, tendo auxiliares qualificados, não permitiam a exagerada importância mesmo do papel do seu presidente. O que está acontecendo atualmente nos Estados Unidos aumenta as incertezas em todo o mundo, exigindo cautelas adicionais com riscos de prejudicar a recuperação econômica que está ocorrendo. Imaginar que hoje pode haver uma separação entre o que acontece na política e na economia parece também um exagero de otimismo.

Lamentavelmente, tudo isto atinge também o Brasil, que está com o seu governo na fase final e com uma eleição presidencial programada. Espera-se que retrocessos não ocorram, pois as dificuldades atuais já são expressivas.

De qualquer forma, este histórico encontro marca o início de difíceis negociações que, para serem acertadas em todos os seus detalhes, ainda demandarão muito tempo, pois tudo ainda não está claro do que realmente estaria caminhando para algum acerto.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: