Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Infelizmente Esporte Profissional é um Negócio

25 de junho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Sempre existem atividades que despertam o interesse popular, que atraem muitos patrocinadores e muitas das decisões importantes do futebol mundial é tomada pelos funcionários da FIFA, a entidade máxima considerando os interesses comerciais. Os chineses, que possuem uma aguçada capacidade para negócios na sua cultura, destacam-se na atual Copa do Mundo de 2018 como os principais patrocinadores, ainda que sua seleção não esteja participando desta disputa. Os chineses estão pensando no longo prazo, com Xi Jinping providenciando 30 mil escolas de futebol na China, com vistas ao futuro deste esporte profissional.

Quem conhece os bastidores da Copa do Mundo informa que as arbitragens sempre foram relevantes nestas disputas, determinando resultados estratégicos no passado. Mesmo com a introdução dos meios eletrônicos para resolver jogadas duvidosas, a equipe responsável pelo chamado VAR – Video Assistant Referee não apresenta todos os dados com transparência, ficando algumas decisões a critério do juiz principal. No jogo decisivo para a Alemanha, última campeã do mundo que estava ameaçada de ser eliminada ainda na primeira fase dos Grupos, o público ficou com a impressão de que no mínimo numa falta clara ela foi beneficiada, não se socorrendo deste meio inovador.

É evidente que os países mais conhecidos pelo futebol são mais atraentes para os patrocinadores, sendo os que os menos expressivos ainda não conseguem despertar o interesse de fãs deste esporte em todo o mundo. Também os países que ainda estão começando a ter um futebol que interesse em outros países são obrigados a levar muitos seus jogadores promissores, prematuramente, para atuarem em outros países.

Já comentamos que nesta Copa está se verificando que o vigor físico ganhou mais importância como já ocorria na Europa. Também a estatura dos atletas ganhou maior importância com o aumento do jogo aéreo. O Brasil precisa preparar jovens que tenham igualmente estas qualificações, não bastando somente a improvisação e as possibilidades dos dribles, que são marcas do futebol arte que parece ter reduzido sua importância relativa.

A preservação física dos jogadores parece relevante, pois sobre eles se investem grandes valores. Os fornecedores de produtos esportivos terão que inovar em materiais auxiliares que protejam as partes mais sensíveis do corpo humano, como as pernas e os pés, pois já afirmamos que os atuais calçados estão sendo visados pelos adversários, que acabam tirando jogadores valiosos não somente nas partidas, mas por um longo espaço de tempo para recuperações até com cirurgias. Uma punição mais rigorosa seria a impedir que jogadores que provocam danos físicos a outros fiquem proibidos de jogar pelo período de recuperação dos adversários atingidos.

Como o futebol é um jogo coletivo, também as estratégias que são mais conhecidas por alguns técnicos precisam ser do conhecimento geral, para que a qualidade do futebol praticado seja devidamente avaliado, deixando de depender exageradamente do brilho de alguns jogadores mais talentosos, que faturam muito em atividades extra-jogos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: