Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novas Dúvidas Sobre as Estatísticas Chinesas

25 de junho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

São frequentes as dúvidas sobre a exatidão dos dados estatísticos chineses, havendo muitos pesquisadores locais que colocam em dúvida a sua confiabilidade. Um levantamento efetuado pelo Nikkei Asian Review levanta algumas incertezas decorrente da perspectiva da mudança no seu sistema de divulgação, que passaria para o nível nacional, quando antes eram feitas das províncias. Eles tinham interesse em resultados elevados que eram creditados aos seus administradores, relevantes para as promoções nas suas carreiras no Partido Comunista.

image

Gráfico constante do artigo publicado no site do Nikkei Asian Review

Um artigo de Issaku Harada, publicado no Nikkei Asian Review, sugere que, no mínimo, nas províncias de Tianjin, Jilian, Yunnan, Qinghai, Hebei e Mongólia Interior haveria suspeita que os dados de crescimento econômico estivessem exagerados. Como, a partir de 2019, estes trabalhos de estimativas dos dados regionais passariam para o governo central, com o receio de que irregularidades passadas fossem descobertas, parece que as províncias estejam efetuando as correções para não serem punidas.

Se isto estiver ocorrendo, há uma grande possibilidade de que as próximas estimativas do crescimento chinês registrem decréscimos, mostrando dados menos otimistas. Também nos levantamentos de inflação naquele país, haveria províncias que estimaram resultados mais baixos, que poderão estar corrigidos.

Um levantamento que foi feito pelo jornal japonês também mostra que as variações estacionais durante o ano foram eliminadas ou reduzidas. As estimativas dos lucros obtidos pelas empresas, feitas pelo jornal, também indicam possibilidades de algumas diferenças com as publicadas.

image

Divergências de lucros das empresas chinesas com as estimadas pelo Nikkei Asian Review

Outros dados, como os investimentos feitos pelas empresas, também parecem que estão sendo corrigidos. Muitos dados relacionados com as contas nacionais de diversos países também apresentam dificuldades, ainda que tentem utilizar a metodologia recomendada pelas Nações Unidas. Quando existem esforços para a melhoria do sistema de estimativa, devem-se corrigir os dados passados, mas sem se saber exatamente o que está sendo feito fica difícil avaliar mais corretamente o que está ocorrendo na economia chinesa.

Ainda que o crescimento da economia chinesa tenha outras indicações, tudo indica que parte das indústrias obsoletas, como as siderurgias poluentes, está sendo sucateada. Estes dados de contas nacionais costumam ser somente indicações gerais, não havendo uma precisão muito elevada. Isto não acontece somente na China e fica ridículo quando os comentários apresentados na imprensa se referem a detalhes na segunda casa decimal, como se houvesse precisão matemática para tanto.

Mas, dentro do possível, os dados necessitam ser transparentes, sem vieses que afetam suas tendências ao longo do tempo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: