Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Matcha Está Sendo Descoberto no Brasil

13 de junho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

Um artigo de Helô Oliveira, do Viva Bem, foi publicado no site do UOL merecendo uma leitura cuidadosa, se possível complementado por outros divulgados no exterior, como no Japão. Como se sabe, o matcha sempre foi utilizado nas cerimônias de chá e agora é utilizado em muitas outras formas, com o conhecimento de suas qualidades para a saúde.

clip_image002

O matcha originalmente foi utilizado para as cerimônias de chá, mas hoje seu uso foi ampliado para muitas outras finalidades

O matcha é produzido a partir das folhas tenras da Camellia Sinensis cuidadosamente colhidas que são trituradas em moinhos para ser utilizado em pó. A cerimônia do chá é cheia de detalhes e a água utilizada deve ser antes de sua ebulição, as cerâmicas usadas são normalmente obras de arte e a forma de apreciar o chá que se torna uma espuma obedece a um rito muito cuidadoso, geralmente acompanhado de um pequeno doce japonês. Esta cerimônia costuma ser conduzida por um especialista e os participantes usam uma sala de tatami especialmente preparada para tanto. Mentalmente, existe uma preparação para esta cerimônia que quase se confunde com uma meditação.

clip_image004

A cerimônia de chá é um rito com muitos detalhes

O matcha passou a ser utilizado para outras finalidades, como a produção de doces e sorvetes, aproveitando o seu suave sabor que também é refrescante.

clip_image006

Matcha também utilizado como ingrediente de doces e sorvetes

Como o matcha, além de saudável, proporciona um sabor suave e agradável, o seu uso como ingrediente em doces e sorvetes ganhou um grande impulso, com o consumo generalizado tanto no Japão como no exterior. As suas qualidades convenientes para a saúde são reconhecidas por estudos científicos, mas, como contém cafeína, o abuso do seu uso deve ser evitado, principalmente para os com problemas de insônia, hipertensão e cardíacos.

Mas os nutricionistas enumeram muitos dos seus benefícios para atividades cerebrais, alívio do estresse e a diminuição da pressão arterial quando usado de forma moderada. Por se tratar de um produto fácil de ser combinado com outros ingredientes, muitos conseguem criar novas formas de seu consumo, disseminando a sua utilização mesmo em regiões onde o matcha não é conhecido.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: