Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preocupações com a Infraestrutura Brasileira

22 de junho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002 Ainda que existam grandes necessidades, o momento atual da economia brasileira e mundial não é dos mais propícios para assuntos que exigem visões de longo prazo como os relacionados com o aperfeiçoamento da infraestrutura brasileira. As diversas matérias abordadas pelo Suplemento Setorial Infraestrutura, do Valor Econômico, tratam do assunto, enfatizando a necessidade de ações integradas.

Capa do Suplemento Setorial Infraestrutura do Valor Econômico

Qualquer projeto relacionado com a infraestrutura necessita de um razoável prazo para a sua implementação, sendo que o que já existe exige para o seu aproveitamento eficiente uma ação integrada, como se fosse parte de um sistema imaginado no seu conjunto. Lamentavelmente, o momento atual quando o governo está no seu término, não havendo indicação segura do próximo governo que deve emergir das eleições, não é dos mais propícios que os investimentos adicionais sejam efetuados, sem o conhecimento dos setores considerados prioritários.

Também as incertezas elevadas com os anúncios das medidas do governo dos Estados Unidos provocam o aumento das cautelas, pois parte da produção brasileira se volta para o comércio exterior que enfrenta dificuldades que parecem crescentes. Na impossibilidade de sensíveis ampliações dos mercados externos, como em outros países de grandes dimensões, o mercado interno seria a alternativa a ser considerada prioritária.

Todos devem procurar a elevação da eficiência do pouco que existe e pode ser aumentado, onde uma ação mais integrada seria uma orientação que poderia proporcionar alguns ganhos adicionais. No passado, parte substancial da produção agrícola brasileira era embalada em sacarias para serem transportadas. Hoje, os transportes de granéis sólidos passaram a ser regra, exigindo moegas para recepção nos silos, correias transportadoras para serem transferidas para outros tipos de transporte até chegar aos locais onde seriam processados industrialmente.

Transportes ferroviários, rodoviários, aéreos, fluviais exigem equipamentos para manipulações destes granéis. Outros exigem refrigerações para deslocamentos a grandes distâncias, para que a produção chegue ao seu destino no ponto adequado para o seu uso. As recentes experiências com os bloqueios provocados pelos caminhoneiros mostraram a dimensão dos problemas envolvidos, não somente com os produtos agropecuários como industriais, que dependem da chegada dos componentes para serem montados. A eventual interrupção mostra a dimensão da eficiência indispensável em toda a logística. Por mais que estoques de reservas estejam providenciados, o que sempre é perturbado pelas incertezas.

Portanto, o que parece é que mesmo dentro da atual crise, existem providências que permitam a redução de alguns custos no uso eficiente da infraestrutura.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: