Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Um Passo Importante da Seleção de Futebol

28 de junho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

O futebol é um esporte emocionante, com muitas surpresas que fazem com que grande número de torcedores em todo o mundo esteja acompanhando às transmissões pelas televisões, superior a outros esportes. Até países que não estão disputando a atual Copa do Mundo na Rússia, como a China, estão entre os grandes patrocinadores do evento, pois as audiências dos seus fãs justificam os retornos destes investimentos numa visão de longo prazo. As cenas apresentadas pelas televisões mostram gigantescos grupos em variados países acompanhando a atual Copa do Mundo. Mas não podemos exagerar nos pessimismos como nas euforias, principalmente no Brasil, pois mal estamos começando na segunda fase, das oitavas de final.

clip_image002

Alguns componentes das seleções classificadas para as oitavas de final da Copa do Mundo de 2018

Entre as maiores surpresas está a desclassificação da seleção alemã, a campeã da última Copa do Mundo, que era considerada uma das possíveis candidatas à final, pela pouco considerada seleção coreana. É raro que uma disputa mundial apresente tanto equilíbrio entre as seleções que até os últimos jogos da fase dos grupos não se saiba quem é o favorito para as classificações. O Brasil começou esta fase com o empate com a Suíça que levou muitos torcedores brasileiros a exageradas preocupações, mas no final desta fase acabou como a primeira classificada do seu grupo, que apresenta o risco de uma euforia exagerada. O número dos jogadores que vem apresentando problemas físicos parece elevado e nem sempre os seus substitutos podem ser considerados do mesmo nível, ainda que não se saiba qual seria a equipe titular. O tempo disponível é pequeno para a formação de um conjunto como existe em alguns clubes.

Como em qualquer esporte de alto nível, existem astros de futebol que estão em dias inspirados, como podem apresentar performances modestas em outros, principalmente quando não contam com seus colegas usuais que jogam como fosse por música. O futebol é essencialmente um esporte de equipe, que exige respeito com os adversários que também apresentam dias mais felizes como mais usuais.

Já registramos que no futebol também estão se acentuando as características físicas, como altura e peso, ainda que não sejam necessariamente determinantes. A violência vem aumentando, como já era característica do futebol praticado na Europa. Mesmo com o VAR – Video Assistant Referee ainda existem necessidades do seu aperfeiçoamento para maior transparência no futebol, que nos esportes profissionais envolvem interesses de variados tipos, infelizmente.

As 16 seleções classificadas para as oitavas de final até o encerramento da competição terão apenas duas semanas, para as oitavas e quartas de final, semifinal e final, que não são sempre suficientes para recuperação daqueles jogadores que sofrerem acidentes, além de algumas punições. Nada se falou até agora de doping.

Espera-se nas próximas fases que o futebol arte volte a ter espaço. Mesmo na Europa, entre os torneios nacionais, a Espanha parece apresentar uma qualidade mais elevada, com menos violência do que na França, segundo algumas declarações de jogadores com experiências nestes países. Quando não se dispõe de qualidade, costuma proliferar a violência que não pode ser uma característica de um esporte como o futebol. O que se vê na televisão, que permite revisões em velocidades mais lentas, nota-se que muitos jogadores procuram ferir os pés dos adversários, cujos calçados não preveem ainda protegê-los adequadamente.

Mesmo com todas estas restrições, espera-se que as melhores seleções cheguem à final. Torcemos para que o Brasil tenha as condições para estar neste grupo, pois os brasileiros necessitam extravasar as atuais frustrações em muitos aspectos de suas vidas. E o futebol é uma das suas maiores paixões.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: