Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Alternativas ao Plástico

23 de julho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Há um aumento sensível da consciência dos consumidores que é preciso encontrar alternativas aos plásticos, ainda que até o momento sejam mais custosas do que os produzidos pela petroquímica. clip_image002Um artigo importante sobre o assunto foi publicado por Bruna Tiussu e espera-se que, com mais divulgações e um mínimo de estímulo das autoridades, o assunto ganhe o impulso indispensável entre os que sonham com a sustentabilidade destas alternativas.

Copos biodegradáveis que utilizam mandioca brava

O excepcional artigo de Bruna Tiassu, publicado na Folha de S.Paulo, informa sobre importantes iniciativas que estão encontrando alternativas para a utilização dos plásticos de origem petroquímica que demoram muito para serem absorvidos pela natureza. Um caso muito interessante é o de Claudio Bastos com seus copos CBPak, desenvolvidos num laboratório do Rio de Janeiro utilizando uma fécula de mandioca-brava, que permite produzir copos, bandejas e bowls que já estão sendo utilizados pelo Google e pelo Uber, ainda que sejam mais custosos do que os plásticos. Os que pensam na sustentabilidade arcam com estes custos adicionais, que poderiam ser reduzidos com a escala e um mínimo de estímulo das autoridades.

clip_image004

Patrícia Ponce e Natália Naime, da Bio & Green, produzem vasos e outros produtos biodegradáveis utilizando bagaços de cana de açúcar, que se decompõem em 30 dias virando adubo

Estes produtos ainda são mais caros dos que os que utilizam derivados da petroquímica, mas com a escala também devem reduzir a diferença, merecendo um apoio das autoridades que ainda não consideram os custos das eliminações dos plásticos que devem ser importantes.

clip_image006

Mateus Breda comercializa produtos hidrossolúveis que podem ser utilizados nos hospitais, construção civil e indústria têxtil

Nas universidades também estão sendo feitos estudos como o de Bianca Maniglia, que desenvolve um plástico a partir de resíduos de açafrão e babaçu, também biodegradáveis. Enfim, há esperanças que em pouco tempo estejam no mercado muitos produtos alternativos aos plásticos, que sejam rapidamente biodegradáveis, reduzindo o grave problema que a humanidade enfrenta no momento.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: