Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Culinária é Assunto Mesmo em Tempos Difíceis

30 de julho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

imageQuando a imprensa fica repetindo assuntos desagradáveis para o público como crimes sem relevância ou desgastados assuntos das dificuldades políticas que não se resolvem, alguns jornalistas se esforçam a elaborar trabalhos que envolvem a gastronomia, que sempre são de interesse da população.

Pratos da Casa do Porco, de Jefferson Rueda, que vem sendo considerada a grande revelação da culinária em São Paulo

A Folha de S.Paulo publicou sua edição deste ano do guia O Melhor de São Paulo, ressaltando que a menção dos restaurantes japoneses subiu de 48% em 2012 para 73% neste ano, seguido por 47% para 61% dos árabes, estes beneficiados pela intensa imigração recente de refugiados daqueles países para o Brasil. Também menciona o aumento de hamburguerias, como a continuidade das pizzarias, sugerindo que se caminha para alimentações mais baratas. De forma similar, muitos bares se tornaram estabelecimentos abundantes em petiscos que substituem refeições mais completas.

Em que pese a profusão de informações interessantes, do ponto de vista prático para os usuários destes dados, perdura ainda a dificuldade para se chegar rapidamente às que interessam para os seus consumidores. Por exemplo, sabe-se que diante do aumento dos problemas de segurança, muitos estão procurando os estabelecimentos localizados nos shopping centers, que se supõem contam com maiores mecanismos para tanto. No entanto, poucas são as informações e as indicações de como se chegam a elas.

Para coletar as informações destes muitos estabelecimentos mencionados, bem como a seleção das culinárias oferecidas, observa-se que uma grande equipe foi utilizada. Parece justo que o chef Jefferson Rueda, com sua Casa do Porco, tenha merecido o maior destaque, mas as longas esperas a que estão sujeitos os clientes acabam desanimando muitos em experimentar suas criações, que se baseiam no que já era tradicional no Brasil.

Folheando rapidamente este guia, observa-se também que muitas inovações estão sendo introduzidas por jovens profissionais, na onda em que a gastronomia se tornou importante, notadamente em São Paulo, utilizando muitos componentes brasileiros até então pouco conhecidos mesmo pelos consumidores interessados neste segmento da cultura brasileira.

Algo paralelo também está acontecendo com o suplemento Folhafartura, publicado igualmente pela Folha de S.Paulo, destacando o que acontece nas muitas regiões brasileiras, sob a seleção da jornalista Luiza Fecarotta. Informa-se que sua equipe percorreu 70 mil quilômetros, tendo visitado 200 cidades e entrevistando 500 profissionais.

A partir de 4 de agosto, no Jockey Club de São Paulo, tudo isto será apresentado aos consumidores, contando com chefs de diversas regiões do Brasil. Eles se especializaram no uso de ingredientes simples, como o milho ou a mandioca, até os considerados mais exóticos, ainda pouco conhecidos dos brasileiros e dos estrangeiros voltados para estas atividades. As combinações da rica biodiversidade brasileira, com as novas técnicas que estão sendo usadas pelos chefs brasileiros, indicam a possibilidade da gastronomia brasileira se tornar importante no mundo nas próximas décadas.

image

Folhafartura, na versão acima do ano passado, apresenta também neste ano novidades simples vindos de diversas regiões do Brasil

Este rico suplemento vai dos petiscos mais simples, passando por criativos pratos, até chegar a muitas possibilidades de sobremesas e doces ainda pouco divulgados mesmo em São Paulo, que se consolida cada vez mais como o grande centro gastronômico do Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: