Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Irregularidades Climáticas Acentuadas

17 de julho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Ainda que não existam evidências científicas que o aquecimento global esteja aumentando, as irregularidades climáticas e os muitos eventos dramáticos sugerem que pode haver uma relação entre os dois fenômenos.

Neve em Qinghai, noroeste da China, em pleno verão. Foto publicada no China Daily

Chuvas intensas no oeste japonês provocaram cerca de 200 mortes, mais dezenas de desaparecidos ainda não localizados, além de milhares de desabrigados.

clip_image004

Uma das muitas áreas inundadas no oeste do Japão

Na sequência das chuvas intensas, as temperaturas em algumas regiões do Japão chegaram a mais de 38ºC, com elevada umidade, provocando mortes de mais de 15 pessoas.

clip_image006

Japoneses sofrem com elevadas

As monções que costumam atingir o Sudeste Asiático, a partir da segunda quinzena de julho, foram antecipadas com chuvas, como as que elevaram as águas das cavernas que estavam sendo exploradas pelos membros do time de futebol Javalis Selvagens, na Tailândia. Felizmente, todos foram resgatados por uma operação que comoveu o mundo.

Mesmo não existindo ainda uma evidência científica que estes problemas climáticos tenham sido provocados pelo aquecimento global que está ocorrendo no mundo, os indícios disponíveis são muito fortes, recomendando que medidas como as cogitadas no Clube de Paris sejam aprovadas por todos os países com a máxima urgência.

O Brasil também precisa colaborar reduzindo o desmatamento e os incêndios que tendem a aumentar com as florestas e campos que estão secos pelas faltas de chuvas apreciáveis, que deixam as barragens em níveis preocupantes, exigindo a elevação das tarifas de energia elétrica que dependem do uso das termoelétricas altamente poluentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: