Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Paralelos Entre Os Javalis Selvagens e a Seleção da Croácia

12 de julho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Acompanhando o noticiário mundial, no qual os médicos se surpreendem com a saúde física e mental dos jovens da equipe Javalis Selvagens que ficaram retidos por semanas nas grutas. Bem como a seleção croata de futebol que superou a da Inglaterra, depois de uma clip_image002campanha difícil, que exigiu participação em três prorrogações que causam fortes desgastes físicos e mentais. Há que se constatar que existem fatores que provocam determinações que superam as dificuldades que nem sempre são avaliadas com todos os cuidados por muitos analistas.

Os médicos se dizem surpresos a saúde física e mental dos jovens jogadores da equipe Javalis

Algo igualmente surpreendente ocorreu com a seleção croata de futebol que superou a Inglaterra para ficar com o direito de disputar a final com a seleção da França, no próximo domingo, depois de ter disputado três desgastantes prorrogações, mostrando a importância da determinação e da persistência, mesmo tendo tomado um gol nos primeiros minutos da partida.

clip_image004

Comemoração da vitória da seleção croata sobre a da Inglaterra, ficando com o direito de disputar a final com a seleção da França

Os dois surpreendentes resultados são difíceis de ser explicados somente pela medicina, mostrando que as condições físicas podem ser melhoradas sensivelmente pelas mentais que provocam quase um milagre mesmo quando estão fortemente desgastados. Certamente, o yoga que foi ensinado pelo ex-monge e professor da equipe dos Javalis Selvagens, Ekapol Chanthawong, deve ter contribuído para tanto naquele caso. Na equipe da Croácia, a determinação possivelmente foi provocada pelo desejo de se firmar diante da fragmentação política que ocorreu com a antiga Iugoslávia.

É evidente que o desgaste físico para se chegar a esta situação não pode ser recuperado pelo curto prazo que existe até domingo próximo, mas os franceses estão se preparando para enfrentar uma seleção aguerrida, não cometendo o erro da Inglaterra que certamente subestimou a seleção da Croácia, acabando por ficar mais cansada na prorrogação do que os adversários.

Isto não significa que sequelas tenham sido totalmente superadas no caso dos Javalis Selvagens, mas o mundo está na torcida para que estejam complemente recuperados ao longo do tempo, pois as informações são de que todos eles perderam em torno de dois quilos, pela absoluta falta de alimentação até a sua localização e posteriormente por alimentações precárias, que agora serão superadas no hospital e junto às suas famílias.

Que eles possam comer muito porco assado, como é costume na Tailândia, e cujos desejos expressaram nas suas mensagens. Poucos casos no mundo mereceram uma torcida tão forte de todos e lamenta-se que eles não estejam ainda em condições de assistirem à final da Copa, atendendo ao convite da FIFA. Mas informa-se que muitos convites do mundo todo foram formulados e eles terão que selecionar aos que poderão atender.

Também os jogadores de futebol da Croácia, em que muitos já atuam em grandes equipes europeias, serão vistos com novos olhos mesmo que não obtenham sucesso no domingo próximo, o que não está descartado ainda, apesar do forte desgaste físico com os esforços que vieram fazendo.

E nós que acompanhamos estes acontecimentos, num mundo cheio de problemas, agradecemos pelas alegrias intensas que nos proporcionaram.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: