Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Amplitude do Omiyage no Japão

6 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Um interessante artigo de Liam Carrigan, uma professora escocesa que trabalha no Japão, foi publicado no Japan Today, explicando o amplo significado do omiyage, uma simples clip_image002lembrança que tem o poder de desenvolver uma importante solidariedade coletiva naquele país.

É bastante comum encontrar uma loja de omiyage num aeroporto ou numa estação ferroviária do Japão, com simples lembranças de produtos, como doces feitos com ingredientes locais

Liam Carrigan relata que encontrou na sua mesa, numa das escolas onde leciona no Japão, um saco de damascos frescos, uma iguaria da província de Nagano, onde está localizada a escola. Ela descobriu que o simples presente vinha de outra simpática professora, mas pouco comunicativa como muitos japoneses. Possivelmente, estas frutas vinham de árvores do jardim dela. Estes omiyages ganham mais sentido quando nem são industrializados, mas têm esta conotação quase pessoal, mesmo que a tal árvore de frutas tenha sido regada por quem está presenteando. Todos os demais professores da escola também ganharam este omiyage, simples, mas que tem o poder de criar um clima de solidariedade entre todos.

Como é costume no Japão, Liam Carrigan ficou pensando o que poderia trazer da Escócia quando da próxima viagem, não somente para a que lhe presenteou como as demais professoras, mesmo que não saiba de nada pessoal delas. Ela estava consciente que estes gestos simples ajudavam a criar esta solidariedade que é uma marca importante dos japoneses. Como eram cerca de 20 professoras, ela descartou a compra de garrafas de Glennirangie de 21 anos, seu uísque escocês favorito, pois seria demasiadamente dispendioso.

No Japão, o presente mais simples é uma pequena caixa de sembei, umas bolachas de arroz bastante comuns, mas existe uma infinidade de produtos que vão de pequenas sobremesas ou produtos que contam com ingredientes locais, que, no momento, dado o elevado calor no país, os mais significativos são os mais refrescantes. Quando os japoneses viajam, mesmo para localidades próximas, os omiyages normais são os que lembram as especialidades da região visitada.

Em Edimburgo, existe uma loja que vende a menor garrafa de uísque do mundo e um pacote de dez unidades pode ser adquirido por cerca de US$ 6,50, que nem sempre é para ser bebido. No Japão, não se costuma presentear numa escola algo contenha álcool, mesmo que não seja à vista dos alunos. Os aeroportos japoneses também contam com lojas depois do desembarque, do tipo tax free do Brasil, onde muitos omiyages podem ser adquiridos.

O que quer que seja o produto que será presenteado, o mais importante é a demonstração de que você se preocupou em encontrar algo adequado para os que os recebem. Não precisa ser colegas de trabalho, mas simples amigos ou vizinhos com os quais sempre é importante cultivar uma amizade, que vai enriquecer a todos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: