Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Apreciar os Musgos Ganhou Novo Impulso no Japão

1 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo de Harumi Ozawa foi publicado no Japan Today informando que uma nova onda está estimulando a população, com muitos idosos, a constatar nas florestas úmidas musgos belíssimos e outros produtos, como os cogumelos naturais que proporcionam sabores especiais.

Os musgos sempre tiveram importância nos belos jardins japoneses e agora ganharam um novo impulso com grupos explorando as florestas daquele país

Muitos países desenvolvidos, que contam com um território restrito as florestas devidamente mantidas, são objetos de novas descobertas de suas belezas, como as dos musgos. Mas também existem as explorações de diversos tipos de cogumelos, alguns muito caros e saborosos, que podem ser localizados depois das chuvas, com belos passeios agora organizados por grupos que buscam se satisfazer com as descobertas pessoais. Tradicionalmente, os belos jardins japoneses procuraram tirar partido das pedras, árvores e musgos para reproduzir a natureza num pequeno espaço, com muito cuidado e dedicação. Agora, diversas organizações estão promovendo passeios de grupos que descobrem pessoalmente pequenas belezas, como a multiplicação de musgos de tons variados, que podem ser transplantados para seus jardins.

clip_image004

Uma senhora descobre com sua lente um musgo que está começando a se formar, encantada com o que está vendo pessoalmente na floresta. Foto publicada no artigo no site da Japan Today, que vale a pena ser lido na íntegra

O Japão conta com muitas montanhas com florestas que são preservadas e nem sempre são conhecidas pela população que vive nas cidades. Organizações novas se especializaram em promover eventos para visitar as florestas com o objetivo de descobrir, em minúcias, todas as belezas que nem sempre foram notadas pelos que não estão acostumados com detalhes que passam despercebidos. Não se trata somente dos variados musgos, mas também muitos tipos de cogumelos, alguns comestíveis.

Existem alguns idosos que se especializaram na localização destes musgos, que são procurados por consumidores para os seus jardins ou até bonsais (arvores minúsculas em vasos). Eles combinam bem com estas plantas minúsculas, dando um colorido especial.

Tudo é motivo para intensificar o contato direto com a natureza e passar um dia na floresta no verão úmido do Japão, usufruindo de um lanche ou mesmo dos restaurantes locais com suas especialidades. É um lazer da melhor qualidade ao mesmo tempo em que é um convívio com outras pessoas com o mesmo tipo de interesse. Só de musgo, conhece-se no Japão mais de 500 tipos diferentes, com formatos e coloridos variados. Existem entidades, como o Northern Yatsugatake Moss Association, que tinha somente 40 membros em 2011 e hoje já se conta com mais de 140 pessoas.

É difícil que não haja uma floresta com jardins que contam com musgos nos arredores dos templos japoneses. É da cultura japonesa que os visitantes destas florestas também adquiram produtos da região para levar para seus parentes e amigos, como demonstração de que estiveram num lugar interessante. Isto acaba provocando um intercâmbio das grandes cidades com as áreas mais distantes do Japão, sendo sempre motivo para conversas interessantes, que podem envolver também histórias antigas da região.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: