Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aquecimento Global e o Ar-Condicionado

26 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

A elevação da temperatura registrada neste ano no hemisfério Norte, provocando muitas mortes e internações hospitalares de multidões, gera a necessidade de utilização de clip_image002aparelhos de ares-condicionados nas residências e nos escritórios. Isto necessita ser feito de forma mais racional, economizando no conjunto, inclusive com a redução do consumo da energia elétrica.

Pequenos aparelhos individuais em residências na Ásia em foto constante do artigo no The Economist, que vale a pena ser lido na íntegra

No Japão, houve muitas mortes, principalmente dos idosos, com as elevadas temperaturas deste ano, em parte porque as residências japonesas, muitas de madeiras, não estavam em condições de contar com ar-condicionado. O artigo no The Economist informa que as autoridades japonesas estão providenciando condições de até as escolas contarem com ar-condicionado.

Informa-se que países como os Estados Unidos e o Japão 90% dos domicílios têm ar-condicionado, enquanto nos trópicos 8% dos três bilhões de habitantes contam com esta comodidade, dando uma ideia do que será necessário fazer com a tendência de elevação da temperatura que está ocorrendo no mundo.

clip_image004

O gráfico constante do artigo do The Economist mostra a tendência de aumento mais rápido de sistemas de refrigeração do ar nas residências nos últimos anos

Na China, em 1990, poucas eram as residências que contavam com ar-condicionado, mas atualmente já existem pouco menos de uma unidade por domicílio. Esta tendência está se observando na índia e na Indonésia, que são países populosos. Depois dos telefones celulares, o ar-condicionado se tornou uma necessidade generalizada.

Todos os prédios de escritórios e shopping centers também contam com esta comodidade. Um estudo publicado na revista científica PLOS Medicine, com base num estudo feito por Jose Guillermo Cadeño, da Universidade de Harvard, indicou que os estudantes que moravam em lugares equipados com ar-condicionado se saíram melhor nos testes cognitivos no verão de 2016.

O ar-condicionado não é mais um luxo, pois muitos alimentos não se perdem se contarem com a refrigeração.

A eficiência do sistema de refrigeração não decorre somente do menor consumo de energia elétrica, mas também que não provoquem as emissões de gases poluentes dos mais variados tipos. Tudo indica que nos próximos anos haverá preocupações crescentes com o ar-condicionado e sua eficiência.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: