Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cães Robôs da Sony Ajudam Pets Solitários

1 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Tecnologia | Tags: , ,

clip_image002 Segundo um artigo de Kenichiro Shino, publicado no site do The Asahi Shimbun, o cão robô da Sony chamado Aibo está auxiliando cães solitários a conviverem com ele, o que também está sendo acontecendo com idosos.

Um cão solitário está aprendendo a conviver com um pet robô da Sony

Muitos robôs estão substituindo humanos e até animais. Uma experiência efetuada pela Sony mostra que mesmo eles podem em muitos casos resolver os problemas dos isolamentos de pets em apartamentos, desenvolvendo habilidades sociais. Com a continuidade dos aperfeiçoamentos, vai se chegar ao ponto que seus cheiros possam ser reconhecidos pelos cães, que já interagem com estes robôs.

Nesta experiência, na sua primeira fase dos 13 cães de diversas raças e idades, na presença de seus donos, nove tentaram estabelecer contato com o robô, por exemplo, cheirando o seu traseiro, que é uma das formas pelas quais os cães procuram identificar os animais e se comunicarem com eles. Mas alguns deles evitavam os robôs.

clip_image004

Tudo indica que no futuro será possível adicionar o cheiro dos animais para que possam interagir com outros

Nas fases seguintes, em alguns dias nas residências, conseguiu-se que os cães tentassem interagir com os robôs, inclusive reconhecendo-os pelo nome e fazendo algumas brincadeiras juntos.

clip_image005

Um cão brincando com um robô

Os pesquisadores estão otimistas com os primeiros resultados, tendo a impressão que será possível ensinar os cães a conviverem com os robôs, imitando muitos dos seus gestos e tirando do isolamento em que vivem. Também existem idosos isolados que se sentem bem convivendo com estes robôs.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: