Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cingapura Tem as Melhores Escolas e Quer Melhorar Mais

31 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Este site já vem chamando a atenção que Cingapura tem os alunos de 15 anos que conseguem as melhores notas no conhecido sistema internacional chamado PISA, da OCDE – Organização de Cooperação do Desenvolvimento Econômico, conforme quadro abaixo. Agora, está preparando uma nova reforma educacional para que seus alunos sejam criativos, se tornando melhores seres humanos, não se preocupando somente com as notas já obtidas para comparações internacionais.

Cingapura já obtém notas no PISA invejáveis para seu sistema educacional e está se preparando para contar com seres humanos criativos, que sejam os melhores e mais felizes do mundo

Como todos sabem, estes exames do PISA comparam alunos de 15 anos na sua capacidade de compreensão das leituras, conhecimentos de matemática e ciências. Além destes, as escolas de Cingapura estão se preparando para proporcionar, com sessões de design 3D, a criação de filmes stop motion e codificação de robôs, após as 14h do dia, quando terminam as aulas normais. Os instrutores destas escolas só deixam as crianças quando elas explicam como estas coisas funcionam. Os políticos de Cingapura perseguem, além de bons resultados no PISA, a promoção de habilidades que ajudarão os alunos a trabalhar crescentemente no setor de serviços locais e até levar vidas felizes, o que significaria seres humanos inteligentes com melhor preparo. Isto está descrito num artigo do The Economist na edição da próxima semana.

Este site já expôs que em Cingapura existem cursos superiores que não proporcionam aulas formais, mas oferecem laboratórios onde os alunos procuram atender aos desafios que lhes são apresentados, como a criação de alguns aparelhos com orçamentos limitados de componentes que estão à sua disposição. Os trabalhos efetuados são criticados pelos professores e os alunos necessitam defender seus trabalhos. Na realidade, em Cingapura se dá grande importância para o preparo para fazer as coisas, do que conhecimentos meramente acadêmicos. Isto ajuda a explicar como um pequeno país-ilha se tornou uma espécie de capital da região Sudeste da Ásia, para onde convergem trabalhos de muitos países vizinhos, mantendo um elevado padrão de vida.

O desenvolvimento que já conseguiram oferece novos desafios que esperam que os atuais estudantes consigam superar, realizando se como ser humano, uma visão inovadora que está destacando o país no cenário internacional.

Certamente, o seu sistema educacional é revolucionário, pensando no longo prazo na colaboração que pode dar para o resto do mundo. O notável é que as pressões sobre os alunos são atenuados e as dificuldades que os professores enfrentam são com os pais dos alunos que nem sempre compreendem os avanços que estão obtendo. Eles ainda estão presos ao conceito de que, obtendo boas notas, o futuro dos seus filhos nas suas carreiras estaria assegurado, com possibilidade de ascensão às melhores escolas do mundo para se realizar em suas profissões.

As autoridades educacionais daquele país estão divulgando que perseguem as competências do século XXI, incluindo a autoconsciência dos cidadãos e a capacidade de tomada das decisões responsáveis. As questões dos exames, por exemplo, foram reformuladas para serem mais abertas, para encorajar o pensamento crítico, além do conhecimento dos assuntos. As avaliações dos professores medem não apenas o seu desempenho acadêmico, como também o desenvolvimento social dos seus alunos.

Os professores recebem intensivos treinamentos e aprendem novas técnicas pedagógicas, que estimulam os trabalhos coletivos e discussão entre alunos e professores. Fico com a impressão que o que vi em cursos universitários de Cingapura estão passando a ser adotados também nos ensinos básicos e intermediários. Informa-se que todas as escolas estarão alinhadas com os locais de trabalho até 2023. Muitos profissionais que já trabalharam fora das escolas estão sendo contratados, visando proporcionar orientações profissionais adquiridos nas atividades normais.

No fundo, não se trata somente do preparo dos alunos, mas os pais que estão adquirindo a consciência, mediante seminários, a verem além das profissões atuais e usuais, o que nem sempre é muito fácil. Muitos alunos também estão estressados, pois seus pais estão. Educadores de todo o mundo estão atentos ao que está acontecendo em Cingapura. São realmente desafios invejáveis, que nem sonhos ainda são no Brasil. Mas parece que precisamos estar informados do que está acontecendo nos centros mais avançados do mundo, na esperança de um dia chegarmos ao mesmo nível, de forma pragmática e dentro da realidade brasileira.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: