Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dieta Variada Eleva Expectativa de Vida Saudável

23 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

Um artigo elaborado por Sokichi Kuroda e publicado no The Asahi Shimbun informa que uma pesquisa liderada pelo professor de geriatria da Universidade de Nagoya anunciou que clip_image002avaliou a variedade dos alimentos das dietas de 137 países, com base nos dados fornecidos pelas Nações Unidas. Concluiu que os japoneses figuram como os primeiros em expectativa de vida saudável, que difere ligeiramente da simplesmente da de vida.

A dieta dos japoneses conta com uma varieade de alimentos ricos em proteína e vitaminas

A dieta variada do Japão foi considerada pelos pesquisadores como a principal razão pela qual o país classifica-se como o número um do mundo em expectativa de vida saudável, o número de anos que as pessoas desfrutarão sem doença ou deficiência. Uma equipe de pesquisa liderada por Hiroshi Shimokata, professor de geriatria e chefe do Instituto de Saúde e Nutrição da Universidade de Artes e Ciências de Nagoya, anunciou as conclusões em meados de agosto.

A equipe avaliou a variedade de alimentos nas dietas de 137 nações com população de 1 milhão ou mais habitantes, com base em dados de alimentos publicados pelas Nações Unidas e outras fontes.

Segundo a pesquisa, o Japão teve o segundo maior número de tipos de alimentos consumidos no ano fiscal de 2010, à frente da Espanha e superado apenas pela Nova Zelândia. Mas o Japão ficou em primeiro lugar pela expectativa de saúde, com pessoas que devem permanecer com boa saúde até 73,6 anos de idade, seguidas pela Espanha em 71,9 anos e Suíça e Itália, ambas com 71,7 anos.

Segundo o professor Shimokata, "… comer uma grande variedade de alimentos leva à ingestão de uma quantidade suficiente de todos os nutrientes necessários, evitando assim o desenvolvimento de doenças." A esperança de vida saudável para cada país nesta pesquisa foi calculada a partir de dados sobre expectativa de vida e anos de vida ajustados por incapacidade para o período entre 1995 e 2010. Os números da equipe de pesquisa sobre dieta mostraram que a maior variedade de alimentos de um país geralmente corresponde a anos mais saudáveis ​​que seu povo desfrutará.

Além disso, as nações com uma grande variedade de alimentos tendem a ter menos anos "não adequados" em sua vida, o que é a diferença entre a expectativa de vida e a expectativa de saúde. Os japoneses têm o terceiro menor ano de incapacidade.

Os resultados da pesquisa parecem lógicos. No caso brasileiro, além da ampla biodiversidade local, os imigrantes de diversas regiões do mundo trouxeram para cá muitos diferentes alimentos, mas nem toda a população tem o hábito desta alimentação diversificada. Espera-se que o que já está sendo usado pelos mais esclarecidos tendam a se espalhar por toda a população, inclusive os menos favorecidos economicamente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: