Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dificuldades no Desenvolvimento da China

6 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Um artigo publicado no The Economist mostra o início das dificuldades na China para manter o seu ritmo de desenvolvimento que era intenso, com os problemas externos e internos que aquele país enfrenta atualmente.

Foto de Tianjin, na China, publicada no artigo do The Economist, que a mostra vazia, quando era um dos centros mais dinâmicos daquele país

Quando Xi Jinping resolver concentrar todo o seu poder na China, começava-se a desconfiar que um país daquela dimensão necessitaria das forças de todas as suas correntes para manter o ritmo de desenvolvimento que ainda era de dois dígitos. Agora, já enfrenta dificuldades para manter a sua metade e, com os problemas internos e externos, inclusive com a guerra comercial provocada pelos Estados Unidos, corre o risco de manter até mesmo este patamar.

Um exemplo marcante é o que acontece com Tianjin, que pretendia ser algo como Manhattan, nos Estados Unidos. Localizado estrategicamente na costa leste daquele país, estava competindo com a tradicional Xangai, mas sobre uma queda do seu crescimento como pouco aconteceu no mundo.

clip_image004

Gráfico publicado no artigo to The Economist, comparando a posição de Tianjin com relação às demais províncias da China, que vale a pena ser lido na íntegra

Todos sabem que a China acelerou o seu estupendo desenvolvimento começando pelo seu litoral leste, para depois procurar estimular as suas demais províncias.

clip_image006

                                       Localização de Tianjin no mapa da China

Tudo isto parece sugerir que, mesmo num país autoritário, é difícil manter todas as condições para o seu desenvolvimento, que passa a enfrentar também a possibilidade de contar com o intercâmbio com o exterior para continuar crescendo, diante da guerra comercial que enfrenta com os Estados Unidos e acaba afetando o resto do mundo.

O desenvolvimento é um problema complexo que envolve os mais variados aspectos de qualquer país. Não parece possível manter um processo sustentável ao longo do tempo concentrado somente em poucos fatores estratégicos. Crescimentos exageradamente espetaculares podem resultar em dificuldades posteriores, até porque as demais regiões exigem um razoável equilíbrio.

No atual mundo, cheio de complicações, mesmo os países asiáticos enfrentam dificuldades. No caso brasileiro, há que se preparar os seus recursos humanos, gerar novas tecnologias competitivas e tirar o máximo proveito dos recursos naturais, de forma sustentável ao longo do tempo. Podemos aprender um pouco com o que acontece no resto do mundo, equacionando melhor nossos problemas políticos, não deixando que funcionários públicos vivam num paraíso não sustentável, quando o resto da população amarga todas as dificuldades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: