Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Espetáculo de Saitama no Japão

26 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Artistas de todo o mundo estão encontrando formas originais para mostrar suas artes. Enquanto no Ocidente generalizou-se o grafite de grandes dimensões nos centros urbanos, no Japão está se conseguindo figuras como esta águia abaixo, numa plantação de arroz, utilizando variedades de arroz com muitas cores.

clip_image002

Figura de um condor foi reproduzido numa plantação de arroz na província de Saitama, no Japão. Foto constante de um artigo publicado no Yomiuri Shimbun

Na localidade de Gyoda, na província de Saitama, no Japão, vizinha da capital Tóquio, numa área de plantio de arroz com 2,8 hectares, foi elaborada uma figura de condor, utilizando-se arroz de oito colorações diferentes, como uma espécie de grafite feita de plantas. O assunto foi objeto de um artigo publicado no jornal Yomiuri Shimbun.

Por acaso é na província de Saitama onde tenho o meu registro civil, pois possuo dupla nacionalidade, tanto brasileira como japonesa, que é também de minha família, da parte do meu pai. Esta província é conhecida também pela produção de papel do tipo japonês, além de contar com uma base aérea militar que também tem o nome de Yokota, ainda que nada tenha com a minha família.

O artigo informa que neste ano o arroz está atrasado em algumas semanas devido ao forte calor que se registra no hemisfério norte, com a ocorrência de fortes furações que vêm provocando inundações e deslizamentos. Como todos sabem, o arroz plantado no Japão usa polders de água, como no Estado do Rio Grande do Sul, diferindo com os de sequeiro muito comum no Estado de Goiás, no Brasil.

Em muitos lugares, além das produções econômicas, está se encontrando espaços para manifestações artísticas de diversos tipos, pois os seres humanos precisam manifestar de formas variadas as suas criatividades. A procura do belo também seria uma forma de realização de muitas pessoas, que também proporcionam alegrias indispensáveis para outros seres humanos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: