Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Grande Oportunidade Brasileira Apesar da Desgraça Chinesa

23 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Lamentavelmente, uma notícia divulgada no site da Bloomberg deve criar problemas na produção de carne suína na China. Mas, como acontece muito em economia, pode ser uma oportunidade para o Brasil aumentar a sua exportação àquele país. No entanto intensos cuidados devem ser tomados para que esta praga não chegue até aqui.

O surgimento da peste suína africana é uma grande ameaça para a China. Foto constante no artigo publicado no site da Bloomberg, que vale a pena ser lido na íntegra

Uma notícia divulgada no site da Bloomberg informa que a terrivel febre suína matou 340 porcos e já infectou outros 430 na província de Zhejang, na China. Ela é letal, não havendo vacina para esta praga que deve perturbar o mercado mundial de carne suína, pois os chineses são seus maiores consumidores. A carne de porco é uma das mais importantes proteínas animais no mundo. Esta praga foi confirmada nesta quinta-feira na China, quatro dias depois de sido reportado ter ocorrido na província de Liaoning, a cerca de 1.200 quilômetros de distância, o que dá uma noção da dificuldade do seu controle.

A China conta com mais da metade do rebanho de suínos no mundo, estimado em mais de 433 milhões de cabeças e todos os porcos contaminandos devem ser sacrificados imediatamente na tentativa de evitar a propagação da praga. Este surto já está sendo considerado pelos especialistas chineses como muito sério. Quando ainda não se sabia do problema, alguns suinos foram transportados por longas distâncias naquele país, o que aumenta a probabilidade de sua rápida disseminação.

As autoridades chinesas estão prometendo aos produtores que terão seus porcos sacrificados indenizações condizentes com suas vendas, pois o seu controle seria praticamente impossível. Mas implicarão em encargos pesados para uma economia que já está bastante endividada internamente e enfrenta outros problemas.

Se a crise chinesa continuar, as matrizes também terão que ser sacrificadas. As experiências passadas mostram que os problemas tendem a se estender por muitos anos. A produção chinesa atual estava estimada em mais de 50 milhões de toneladas anuais, seis vezes maior do que a norte-americana.

Ainda que esta praga não atinja diretamente os seres humanos, a potencialidade dos seus estragos afetarão parte importante da alimentação do mundo. É urgente que as autoridades brasileiras tomem as medidas mais drásticas para que a praga não atinja o Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: