Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Okonomiyaki Pode se Tornar uma Nova Moda Internacional

6 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , | 6 Comentários »

Okonomiyaki é uma simples panqueca com sabores variados, incluindo legumes, carnes ou frutos do mar. Já são oferecidas em barracas na Praça da Liberdade, em São Paulo, mais simples e a preços modestos. Mas existe uma cadeia originária de Osaka que está se clip_image002expandido pela China e Sudeste Asiático atendendo clientes de mais alto nível, incluindo os halal que atendem às exigências dos muçulmanos. O assunto mereceu um artigo de Kana Watanabe, publicado no Nikkei Asian Review.

A cadeia de okonomiyaki de Osaka, Chibo, está ampliando suas lojas na Ásia, visando clientes de alto nível que conheceram esta culinária nas viagens ao Japão

Muitos produtos brasileiros já são exportados para o Japão e Sudeste Asiático, incluindo o Oriente Médio, atendendo até às exigências dos muçulmanos. Os okonomiyakis, de Osaka, podem ser também vegetarianos, mas apresentam um sabor mais sofisticados que os visitantes asiáticos conheceram no Japão. Isto está permitindo que lojas deste produtos sejam instalados na China, Taiwan, no Vietnã e até em Brunei, que conta com elevada população muçulmana.

Todos estes países estão enviando muitos turistas para o Japão e para Osaka, onde conheceram estas culinárias mais sofisticadas, mas econômicas, o que está induzindo a cadeia Chibo a instalar estabelecimentos na região.

clip_image004

O okonomiyake pode apresentar uma ampla variação de qualidade, sendo que no bairro da Liberdade, em São Paulo, costumam ser oferecidos os mais populares

O apresentado na foto acima é mais refinado, contando com lascas de bonito seco, chamado katsuo bushi, além de outros ingredientes mais refinados, e são encontrados até em restaurantes de alta classe no Japão.

Parece que este produto tem uma possibilidade de se tornar uma nova atração internacional da culinária japonesa no mundo.


6 Comentários para “Okonomiyaki Pode se Tornar uma Nova Moda Internacional”

  1. Lúcia Pontes de Almeida
    1  escreveu às 18:02 em 6 de agosto de 2018:

    Caro Yokota:

    Desculpe-me, mas a citada paqueca é, na verdade, uma criação chinesa e não japonesa (assim como diversos pratos da “suposta” culinária do Japão). É melhor corrigir.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 07:41 em 10 de agosto de 2018:

    Cara Lúcia Pontes de Almeida,

    O okonomiyaki é conhecido no Japão há muito tempo. Se V. tiver uma evidência que é chinesa, gostaria de contar com a fonte de sua informação, pois existem, como V. menciona, muitas coisas que são usadas no Japão que têm origem simples, menos sofisticadas, na China. Para uma possibilidade de correção, preciso de evidências claras.

    Paulo Yokota

  3. Sérgio Santos
    3  escreveu às 22:12 em 10 de agosto de 2018:

    Dr. Paulo:

    Com certeza, é japonesa. Veja:

    https://en.wikipedia.org/wiki/Okonomiyaki

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 09:20 em 13 de agosto de 2018:

    Caro Sergio Santos,

    Também partilho da mesma opinião, mas nem sempre o wikipedia incluem observações de séculos passados, quando o Japão recebeu muitas influencias gerais da China, sem a mesma sofisticação. Obrigado.

    Paulo Yokota

  5. Kal
    5  escreveu às 07:53 em 30 de agosto de 2018:

    Yokota san,

    Por aqui na Europa, saborei num omatsuri!

  6. Paulo Yokota
    6  escreveu às 15:57 em 1 de setembro de 2018:

    Cara Kal,

    Sempre é possível obter pratos japoneses na Europa.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: