Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pesquisa Internacional Para Mapear o Genoma do Trigo

21 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Há um esforço internacional para conseguir a sequência completa do genoma do trigo, tendo se conseguido a primeira parte que está publicada na prestigiosa revista científica Science, da qual participaram até os cientistas chineses.

Monges do Templo Shaolin colhem o trigo cuja sequência do genoma está sendo pesquisada, inclusive com a participação de cientistas chineses, conforme foto e artigo publicados no China Daily

O trigo é certamente um dos alimentos muito consumido no mundo e com o aquecimento da temperatura que está acontecendo no globo deve se procurar novas variedades resistentes às secas e aos elevados picos de temperaturas, como já se conseguiu no caso do arroz. Mas as informações até agora obtidas na primeira fase da sequência dos seus genomas para os destinados aos pães, chamados hexaploides repetitivos, indicam ser mais complexos do que dos seres humanos ou em 40 vezes ao do arroz.

O consórcio internacional de sequenciamento do genoma do trigo separou 21 cromossomos do pão do trigo Primavera Chinesa em 2005 e estabeleceu bibliotecas relativas de cromossomos bacterianos artificiais, para o trabalho de decifrar, montar e ordenar o cromossomo 7DL. A equipe chinesa liderada por Song Weining, professor do Laboratório de Biologia de Estresse de Culturas para Áreas Áridas, assumiu os trabalhos.

Mesmo com o apoio do governo chinês, os trabalhos foram mais intensos do que esperados e para concluir o mapeamento e decodificação da sequência necessitou-se de 10 anos. O mapeamento dará aos pesquisadores os códigos para dominar a regra de crescimento e desenvolvimento do trigo, o que é significativo para a reprodução seletiva.

Mesmo com as irregularidades climáticas poderá se contar com variedades de trigo para a produção de pães e macarrões, que são alimentos importantes para uma parte significativa da população mundial.

Deixe aqui seu comentário