Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preocupações Japonesas com Temperaturas nas Olimpíadas

17 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

imageUm artigo publicado por Tomohiro Osaki no The Japan Times revela as preocupações das autoridades japonesas com as elevadas temperaturas neste verão japonês, que podem se repetir nas próximas Olimpíadas de 2020.

Muitos idosos japoneses chegaram a falecer ou foram internados nos hospitais com as temperaturas que chegaram a superar a 40º C no Japão, com elevada umidade

As autoridades japonesas estão procurando medidas que possam minimizar as dificuldades com as elevadas temperaturas que estão atingindo o Japão e que poderão afetar as próximas Olimpíadas de 2020 em Tóquio. Entre as cogitações estão a introdução do horário de verão que anteciparia em até duas horas o usual no Japão, de forma que corridas possam começar no que seria atualmente às 6h.

Muitas modalidades esportivas também exigem esforços físicos que ficam mais difíceis nos dias quentes. Cogitou-se também a mudança da época das Olimpíadas, mas existem dificuldades, pois as diversas equipes de outros países não contam com períodos adequados desta mudança. O público que atenderá muitos destes eventos e os turistas esperados no Japão na época também enfrentariam dificuldades com acomodações por conta destas mudanças.

Quando da escolha de Tóquio, Catar também era candidata, mas os dirigentes de diversos países entenderam que aquele país apresentaria muitas dificuldades climáticas, pelas possibilidades de altas temperaturas.

Mesmo que existam muitos ares-condicionados em locais que serão utilizados, as autoridades japonesas estão cientes de que nem tudo pode ser acomodado, não havendo soluções mais plausíveis. O que ninguém esperava era que se registrariam temperaturas tão elevadas como as que estão ocorrendo.

Os jogos estão estimados para começar em 24 de julho, estendendo-se até 9 de agosto, exatamente quando tendem a ocorrer as temperaturas mais elevadas. Nas últimas Olimpíadas realizadas em Tóquio, em 1964, o evento de duas semanas ocorreu a partir de 10 de outubro.

Também estão cogitados os plantios de mais árvores nas ruas para proporcionarem sobras para os visitantes. Alguns eventos como a maratona estão sendo cogitados para ser transferidos para áreas mais moderadas, como em Hokkaido.

Mas todos admitem que fossem medidas que só poderiam resolver parte dos problemas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: