Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Satélites Japoneses Para Evitar Colisões

17 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Um artigo publicado no The Japan News informa que o governo japonês está considerando a possibilidade de lançamento de um satélite para proteger os seus de potenciais de colisões com outros que estão se multiplicando no espaço. Todos sabem que são muitos os que estão congestionando, com seus resíduos, o espaço que está sendo utilizado com tantos materiais já enviados para lá.

Ilustração constante do artigo no site do The Japan News, que vale a pena ser lido na íntegra

Tantos foram os satélites enviados pelos diversos países para o espaço, bem como resíduos de foguetes que ajudaram a colocá-los nas órbitas desejadas, a ponto de aumentar o risco de colisões. O governo japonês cogita enviar um satélite que permita avisar outros de potenciais colisões que podem provocar apreciáveis prejuízos para avanços que exigiram grandes investimentos. O novo satélite permitiria avisar os que estão com possibilidades de acidentes com objetos de grandes dimensões.

Este novo satélite classifica-se entre os chamados SSA e estaria previsto para funcionar entre 2024 até o final do ano fiscal de 2028 e teria a capacidade de alertar os que estão correndo o risco de colisões significativas. Também satélites suspeitos de objetivarem danos a outros seriam identificados, dentro das Diretrizes do Programa de Defesa do Japão.

Ainda que possam existir meios da terra para estes alertas, as indicações são que os maus tempos podem prejudicar o seu trabalho. Os Estados Unidos já contam com diversos SSA, mas os japoneses esperam atuar em conjunto com seus aliados. Muitos satélites são privados, mas existem outros que possuem objetivos militares.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: