Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Utilização de Novas Técnicas na Medicina

17 de agosto de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: ,

Um artigo de Brandi Goods publicado no Japan Today informa que as técnicas chamadas de RV – Realidade Virtual e AR – Realidade Aumentada estão ajudando os cirurgiões no Japão a executarem operações mais delicadas, que exigem maior precisão.

clip_image002

Foto publicada no artigo do site do Japan Today, mostrando um cirurgião utilizando novas técnicas para aprimorar suas operações, que vale a pena ser lido na íntegra

Doze hospitais estão usando as tecnologias de RV – Realidade Virtual da Hobeeyes Inc., juntamente com o AR – Realidade Aumentada, para visualizar modelos tridimensionais de órgãos como o fígado e os rins. Eles permitem que os cirurgiões planejem cuidadosamente os detalhes de cada procedimento e forneçam uma visão mais precisa da anatomia do paciente durante a cirurgia.

Estas técnicas ainda estão sendo aprimoradas, mas já aplicadas em casos reais, proporcionando maior precisão, redução do tempo das cirurgias, além de compartilhar os resultados com outros colegas e pacientes, quando autorizados pelos que estão sendo operados. Também estão sendo utilizados equipamentos robotizados.

Estas técnicas estão sendo utilizadas para ensino e aperfeiçoamentos dos cirurgiões. Elas foram premiadas por organismos oficiais do governo japonês. Os dados acumulados, com a inteligência artificial, permitem fornecer os melhores procedimentos para as fases seguintes de recuperação dos pacientes.

Também outras empresas internacionais, que atuam em setores paralelos como a Pfizer e a IBM Watson, estão acompanhando os trabalhos de desenvolvimento destas técnicas, que devem ser lançadas ainda este ano no mercado.

O artigo menciona que estas técnicas estão sendo consideradas promissoras até no combate de alguns tipos de câncer, evitando sistemas demorados de tratamento. Também a Takeda Pharmaceutical está envolvida nestes programas, aperfeiçoando alguns medicamentos. Estas cooperações internacionais estão sendo consideradas promissoras.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: