Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Califórnia Contra Política dos EUA no Controle Climático

11 de setembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

São crescentes as informações que a Califórnia enfrenta muitos incêndios gigantescos com suas florestas secas, que provocam muitas mortes e pesados prejuízos materiais. Muitas irregularidades climáticas atingem o mundo com o aumento das emissões de carbono, como dos Estados Unidos, que provocam o aquecimento global, mas o governo de Donald Trump nega-se a dar apoio aos entendimentos que estão discutidos em Paris.

clip_image002

A economia da Califórnia cresce enquanto suas emissões de gases poluentes estão se reduzindo, de forma diversa com a dos Estados Unidos, conforme gráfico publicado no artigo do site da Bloomberg, que vale a pena ser lido na íntegra

Um artigo de Emily Chasan e Mark Chediak publicado no site da Bloomberg informa que o governador da Califórnia, Jerry Brown, lidera um movimento contra a política do presidente Donald Trump que ignora o aquecimento global que está sendo discutido pelo mundo em Paris. No seu Estado, ele assinou uma lei estabelecendo que, até 2045, 100% da energia será limpa, não contribuindo para o aquecimento global, que está provocando incêndios e irregularidades climáticas que prejudicam sua produção, notadamente do setor rural, que continua sendo relevante na Califórnia.

O governador Jerry Brown, junto com Michel Bloomberg, proprietário do grupo de comunicação que leva o seu nome, organizaram uma Cúpula Global de Ação Climática em São Francisco, uma das cidades mais importantes do Estado, com representantes de diversas partes do mundo, bem como dos Estados Unidos, evidentemente sem nenhum representante do governo Trump. Está se formando um bloco importante para contrariar a política de Donald Trump.

Eles se empenham em convencer estados e municípios norte-americanos para perseguirem as metas que estão sendo discutidas em Paris, dentro de uma nítida tendência “verde”. Eles procuram estar sintonizados com os cientistas que alertam sobre a calamidade do aquecimento global, mesmo em longo prazo. O Estado da Califórnia deseja se firmar como um exemplo importante.

O governador não acredita que seja possível eliminar o uso da gasolina, mas pretende caminhar em direção a este objetivo. A Califórnia tem a importância econômica da Alemanha e supera a do Brasil. Pretende-se reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 40% sobre a base de 1990 nos próximos 12 anos. Muitas residências estão sendo estimuladas a usar energia solar.

Muitos políticos importantes nos Estados Unidos tiveram sua base na Califórnia e 57% dos eleitores daquele Estado entendem que o aquecimento global é uma ameaça muito séria. Os cientistas afirmam que dois terço de suas praias podem ser atingidos até o final do século.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: