Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Decisões Sensatas Nos Momentos Cruciais

8 de setembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política, Saúde | Tags: , ,

Ainda que muitos possam discordar, são as decisões cruciais nos momentos mais difíceis que diferenciam a sensatez de uma equipe que atendem personalidades políticas, que costumam possuir outras prioridades para o que entendem como relevantes. Muitos, como Tancredo Neves, pagaram clip_image002caro pela prioridade dada à imagem pública que evitava mostrar a dura realidade pela qual estava passando, atrasando sua transferência para São Paulo.

Foto do deputado Jair Bolsonaro no Hospital da Santa Casa de Juiz de Fora divulgada por seus correligionários. Ele foi transferido para o Albert Einstein em São Paulo menos de 24 horas após ser atingido por uma lamentável facada.

Assuntos médicos exigem opiniões de especialistas especializados, principalmente em questões de emergência que são difíceis de serem compreendidas por leigos e até jornalistas, que procuram desempenhar bem suas funções. Uma televisão de São Paulo procurou contar sempre com um profissional experiente para dar um quadro realístico da complexidade envolvida no caso que atingiu o candidato Jair Bolsonaro. É preciso reconhecer que existem muitos outros interesses envolvidos nas muitas versões que podem ser divulgadas, sem bases técnicas adequadas.

Não resta dúvida que a competente equipe médica de Juiz de Fora fez tudo que estava ao seu alcance, fazendo um ótimo trabalho, como reconhecido por muitos, numa emergência que envolvia muitos aspectos ainda pouco conhecidos enquanto não se dispunha do quadro do que ocorria no interior do ventre do paciente. Estancou-se a forte hemorragia que decorria de vasos importantes da região, fez-se o que era possível para evitar a infecção que poddia contaminar toda a área, pois foram afetados diversos pontos do intestino fino e do grosso que contavam com fezes que possuem com muitas bactérias, como é normal. Efetuou-se um procedimento transitório para evitar que ocorresse um novo problema nos intestinos, coletando-se provisoriamente o material que circulava por eles, para quando for possível, dentro de alguns meses, processar-se novamente o ligamento normal para possibilitar a evacuação usual, envolvendo novas cirurgias de razoável porte. Trata-se, portanto, se não houver novos problemas, de algo demorado que pode levar meses até a fase final, tudo correndo bem. Tempo que o cronograma eleitoral não proporciona.

bolso

Transferência do candidato ao Hospital Albert Einstein. Imagem reprodizida do Globo News

É evidente que São Paulo conta com as melhores possibilidades no Brasil para estas emergências, havendo até lamentável disputa com outras instituições hospitalares. Mas não se pode duvidar que o Albert Einstein dispõe dos melhores quadros profissionais e todas as condições para o trabalho possível. Politicamente, todos procuram dar suas versões mais convenientes, mas as condições médicas e hospitalares devem ser objetivamente avaliadas, mesmo que nunca seja possível assegurar o total sucesso, por se tratar de medicina que não é uma ciência exata e envolve seres humanos.

Evidentemente, uma operação para transferir um paciente de Juiz de Fora para São Paulo envolve muitos riscos de grande complexidade e todos procuraram dar o melhor do possível, mesmo estando envolvidos com facilidades vinculados a outros candidatos. Quando as paixões políticas estão acirradas, o momento não favorece opiniões sensatas, mas deve-se procurar, dentro do possível, que os auxiliares dos políticos adotem as decisões que lhes pareçam as mais adequadas do ponto de vista técnico. Que todo este lamentável acontecimento demonstre, como está se esboçando, que, mesmo com todas as desavenças existentes, seja possível continuar a consolidar, a duras penas, um regime democrático no Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: