Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Restaurante Nobu em São Paulo

28 de setembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

imageJosimar Melo, sempre bem informado sobre o que acontece em matéria de restaurantes no mundo, informa no seu artigo publicado na Folha de S.Paulo a inauguração de um novo restaurante Nobu ainda neste ano, que deverá se seguir com um hotel possivelmente no próximo ano.

O conhecido chef Nobu Matsuhisa com seu sócio Robert De Niro

O famoso chef Nobu Matsuhisa começou suas atividades próprias em Lima, no Peru, mudando-se depois para Los Angeles. E, com a parceria estabelecida com Robert De Niro, obteve um grande sucesso comercial em Nova York para depois ampliar suas filiais por todo o mundo. Perguntado por que não se interessava pelo Brasil, onde muitos nikkeis difundiram o consumo do sashimi e do sushi, ele respondia com autoridade que no Pacífico se obtinha bons peixes enquanto no Atlântico não, por não ter uma profundidade no mar e águas mais geladas. É claro que para Nova York, com os preços cobrados pelos seus produtos, havia como transportar de outras partes do mundo.

Todos sabem que no Japão muitos peixes e frutos do mar estão praticamente vivos quando são utilizados nos restaurantes. Os preferidos são os mais gordos e saborosos, por conterem gorduras em quantidade e são obtidos em mares profundos e gelados, que favorecem a sua multiplicação. Mas parece que São Paulo já comporta muitas matérias-primas que venham de outras localidades como o Chile, ainda que Nobu sempre prefira produtos frescos e locais.

É evidente que o marketing possui grande importância, mesmo nos restaurantes que servem sashimi e sushi como seus produtos mais atrativos. Estive em seu estabelecimento em Nova York e, apesar dos produtos poderem ser considerados de alta qualidade, os preços são elevados e o marketing é relevante para conseguir atrair uma clientela com elevado poder aquisitivo. Informa-se que no Brasil terão parceria com empresários locais, do setor de construção civil.

A matéria publicada na Folha de S.Paulo informa que ele enviará somente poucos profissionais do exterior para o novo estabelecimento, aproveitando recursos humanos e matérias-primas local, sempre que possível. Com sua experiência, que inclui metrópoles exigentes como Paris e Tóquio, deve ter acumulado conhecimentos relevantes para não correr riscos desnecessários, como o que aconteceu com Jamie Oliver, que, apesar de sua presença marcante na imprensa internacional, não obteve sucesso comercial mesmo com o seu restaurante italiano em Londres, onde experimentei uma culinária que não se destacava.

Mesmo nos Estados Unidos existem muitos restaurantes que apresentam sushi e sashimis que possam competir e superar em qualidade os do famoso Nobu. Mas o marketing e a presença na imprensa são muito importantes para o sucesso dos restaurantes.

Espera-se que os preços do Nobu em São Paulo também considerem as possibilidades do mercado, ainda que sempre existam clientes dispostos a pagar pelo nome do restaurante, que certamente deverá ser de boa qualidade.



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