Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Um dos Mais Expressivos Protestos Contra a Guerra

25 de setembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Renata Tranches, jornalista do Estadão, entrevistou Kim Phue, a embaixadora da Boa Vontade da Unesco, que, na ocasião da foto abaixo tinha nove anos, lança agora o seu livro no Brasil.

Vietnamita Kim Phuc, então com nove anos, foge do lançamento criminoso do napalm. Foto de Nick Ut / AP publicada na entrevista do Estadão

A vietnamita Kim Phuc informa que depois do fotógrafo Nick Ut tirar esta foto que circulou pelo mundo como um dos maiores protestos contra a guerra do Vietnã, quando os norte-americanos lançavam o napalm para desfolhar as matas onde se escondiam os vietcongues, mas que atingiam também vítimas inocentes como as crianças.

Hoje embaixadora de Boa Vontade da Unesco, ela informa que, logo depois da foto, foi socorrida pelo fotógrafo que a levou para um hospital para permitir a sua sobrevivência. Esta foto emocionou o mundo todo, ajudando a acelerar a retirada desonrosa dos norte-americanos do Vietnã, num dos maiores fiascos militares dos poderosos Estados Unidos diante de uma insignificante Vietnã, que já tinha demonstrado o seu arraigado empenho em preservar o seu território de potências estrangeiras, como franceses, japoneses e mantendo até agora o país livre até dos chineses.

A foto, pelo forte impacto que provoca, acabou sendo censurada pelo Facebook que a considerou pornográfica por apresentar uma criança nua, quando tudo indica que o motivo era outro. A decisão foi reformulada rapidamente diante do absurdo que o ato representava. No começo, Kim Phue não clip_image004gostava da foto, mas acabou compreendendo a sua importância na luta contra as guerras de qualquer tipo. Hoje, o fotógrafo Nick Ut é considerado de sua família.

Ainda hoje, as profundas marcas daquela época continuam estampadas com toda a sua força na Kim Phue adulta, continuando gritando para o mundo contra as guerras. O lançamento do seu livro no Brasil, “A menina da foto – Minhas memórias: Do horror da guerra ao caminho da paz”, é imperdível, pois guerras absurdas continuam se repetindo mundo afora.

Após tratamentos, Kim Phue continua sensível nas suas cicatrizes. Foto constante do artigo mencionado



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: