Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Divulgação da Gastronomia Local nas Olimpíadas de 2020

30 de outubro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Um artigo publicado no Yomiuri Shimbun informa que os produtores agrícolas da região de Tóquio estão concentrados no objetivo de divulgar seus produtos durante a próxima Olimpíada de 2020, quando muitos visitantes estrangeiros estarão no Japão, mesmo tendo imagerestrições de alimentações de diversas religiões, para destacar seus produtos locais que se diferenciam de outras regiões japonesas. Eles contam com a colaboração de restaurantes destacados da capital japonesa.

Um exemplo de uma refeição washoku japonesa, com produtos locais de Tóquio, com novas versões como o ovo cozido no chawanmushi com queijo e pudim Edo-ko. Foto constante do artigo no Yomiuri Shimbun, que vale a pena ser lido na íntegra

Como é sabido, o washoku, culinária tradicional japonesa, já foi reconhecido pela UNESCO há cinco anos como um Patrimônio Cultural Imaterial do Japão. Naquele país, as produções de cada região são destacadas sempre que possível e na região da capital Tóquio existem muitos produtos que já são cultivados há séculos. Mas os visitantes e atletas do mundo todo que lá se reunirão em 2020 possuem necessidades diversas, que atendam às suas exigências físicas e respeitem as restrições de suas religiões. O chawanmushi é um prato que usa o ovo e um tipo de queijo da região, como existem pudins típicos locais (de arroz e leite) que costumam ser apreciados por todos. Todos produzidos com ingredientes locais da região de Tóquio.

Um dos ingredientes tradicionais local é o rabanete (daikon em japonês) Nerima, conhecido no Japão desde o período Edo (1603-1867) que os produtores esperam poder até exportar. A sua produção ocorre na época anterior ao do verão, quando será realizada a Olimpíada, e a sua versão seca em tiras ou pedaços aumenta o sabor umami (descoberto no Japão e reconhecido no mundo) está sendo cogitado para ser incluído nas refeições.

Diversos pratos de verão atualizados foram apresentados pelos restaurantes locais conhecidos para serem experimentados até pelos estrangeiros. Foram oferecidas seis refeições que incluíam ovos fritos com tiras secas de rabanete, um refogado de curry (indiano) com frango e pedaços de rabanete seco. Os convidados ficaram impressionados com o que lhes foram oferecidos.

image

O produtor Hideyuki Watado cultiva o seu daikon Nerima junto à ala residencial de Tóquio

O menu do Nihonbashi Yukari, cujo dono é da terceira geração do restaurante e usa o máximo dos ingredientes da região de Tóquio, apresentou versões novas de pratos tradicionais do washoku. Sua preocupação é não forçar usos tradicionais no Japão com os provenientes de outros países, mas atender também as necessidades dos atletas. Um exemplo é o frango cozido em vinagre negro.

O frango é rico em proteína e este vinagre amacia a carne e ajuda na recuperação da fadiga dos atletas. Mas também incluem ingredientes tradicionais do Japão como a raiz de lótus (renkon), mostarda, espinafre, semente de gergelim (komatsuna), cenouras, como pode ser visto na primeira foto deste artigo.

Além dos chefs japoneses, também ocidentais e chineses estão colaborando para desenvolver pratos que serão oferecidos como opções para os atletas. Existem autoridades que visualizam a possibilidade de maior divulgação do washoku entre profissionais de cozinha do exterior com as Olimpíadas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: