Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Equilíbrio na Alimentação Japonesa

15 de outubro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo de Wataru Suzuki foi publicado no site do Nikkei Asian Review questionando se a carne bovina japonesa wagyu, que ganhou prestigio no exterior, não estaria sendo mal utilizada como nos filés consumidos exageradamente grossos que contêm muita gordura.

Foto do wagyu utilizado no Japão, em fatias finas, junto com outros produtos como no sukiyaki, constante do artigo no site do Nikkei Asian Review, que vale a pena ser lido na íntegra

A carne bovina japonesa wagyu, que é extremamente macia e gordurosa, produzida do gado estabulado, ganhou prestígio no mundo, mas, segundo os japoneses, existem dúvidas sobre o seu uso na forma de filés grossos, normalmente grelhados e malpassados. No Japão, esta carne é servida principalmente no chamado sukiyaki e no shabu-shabu, o primeiro com muitos outros ingredientes em fatias finas e o segundo mergulhado num caldo, acompanhado de molhos que contêm derivados de soja e nabo ralado que neutralizam os excessos de gordura, tornando-o mais saudável.

Ainda que muitos ingredientes de pratos consagrados da cultura gastronômica japonesa tenham sabores atraentes, sempre houve uma preocupação com a saúde, procurando meios que produzam um razoável equilíbrio. Assim, quando existem muitas gorduras, costuma-se utilizar o nabo ou a soja que acabam neutralizando parte das mesmas para não prejudicar os vasos sanguíneos que podem ficar obstruídos, provocando problemas cardíacos e acidentes cerebrais.

Quando não se toma este cuidado, o excesso do seu consumo pode acelerar problemas de saúde, havendo preocupações com as distorções que estejam ocorrendo no exterior. Até o momento, como os preços destas carnes são elevados, o seu consumo ainda é restrito, mas sempre existem aqueles que, dispondo de meios econômicos, acabam abusando do seu uso.

No caso do Brasil, mesmo os chamados wagyu, que estão sendo produzidos no país, ainda apresentam menores teores de gordura e o seu consumo ainda é limitado. Na média, os brasileiros parecem preferir carnes mais saborosas, ainda que menos macias, como os dos nelores, que também contêm gorduras que não são saudáveis, sendo conveniente que se utilize alguns neutralizantes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: