Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ascensão Social na China Atual e nos Estados Unidos

27 de novembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Se o artigo de Javier C. Hernández e Quoctrung Bui, publicado no The New York Times, saísse num jornal chinês, muitos leitores entenderiam que se trata de uma publicidade. No entanto, dentro dos níveis atuais da renda per capita chinesa, os jovens estão conseguindo mais oportunidades para ascensão social na China do que nos Estados Unidos, ainda que se mantenha naquele país uma distribuição de renda razoável, semelhante com a norte-americana. Muitos chineses já conseguiram rendas de uma classe média no mundo, com a adoção de um sistema marcadamente capitalista. Isto alimenta o otimismo naquele país, ainda que do ponto de vista político haja um regime autoritário e existam riscos que o atual desenvolvimento não possa ser sustentado, com a ocorrência da chamada armadilha da renda média.

Oitocentos Milhões de Chineses Deixaram a Pobreza

clip_image002

Gráfico constante do artigo no The New York Times

Os chineses, com uma população que se aproxima de 1,5 bilhão de habitantes, contribuíam com muitos pobres absolutos no passado e nos anos recentes vieram aumentar o contingente da classe média no mundo, conforme os dados do Banco Mundial, constantes do gráfico publicado no artigo do The New York Times, reproduzido abaixo.

clip_image004

Muitos chineses estão aumentando a população de classe média no mundo

O impressionante neste processo que está ocorrendo no mundo, com a ativa contribuição chinesa, é que naquele país a disparidade de renda entre os mais pobres e ricos continua quase equivalente com o que ocorre nos Estados Unidos, como pode ser observado no gráfico abaixo.

E as crianças chinesas que estão ascendendo socialmente não dependem muito dos patrimônios que herdaram dos seus pais. Quando se compara estes dados com os brasileiros, observa-se que a desigualdade de renda no Brasil é mais acentuada e os privilegiados neste país herdaram substanciais patrimônios dos seus pais.

clip_image006

Gráfico publicado no artigo do The New York Times, que mostra a China próxima dos Estados Unidos, enquanto o Brasil apresenta maior desigualdade na distribuição de renda, sendo que os privilegiados herdaram muito dos seus pais

Ainda que o artigo se refira às comparações da China com os Estados Unidos, o último gráfico enfatiza os grandes desafios que necessitam ser enfrentados pelo Brasil, tanto para a melhoria na distribuição de renda, como na necessidade de tributações das heranças, para tornar mais razoável a competição pela ascensão social.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: