Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Continuidade do Trabalho do Doutor Roberto Kikawa

22 de novembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002É com grande satisfação que vejo no site da Folha de S.Paulo que amigos de Roberto Kikawa, falecido prematuramente, procuram preservar o trabalho que ele começou tornando possível que muitos necessitados tenham acesso aos exames médicos de imagens com os parcos recursos do SUS.

Doutor Roberto Kikawa e seu Centro Médico Móvel, que merece ser homenageado com o prosseguimento do seu trabalho

Sonhador como poucos, ele desejava atender os necessitados não só no Brasil como no exterior, possivelmente inspirados em figuras como o doutor alemão Albert Schweitzer, que atuou na África, também com convicções religiosas, o que não conseguiu fazer por causa de sua saúde. Mas, com raro empenho, todos os que o conheceram pessoalmente são testemunhas que se dedicava de corpo e alma a multiplicar os parcos recursos do SUS para atender os que necessitavam de exames de imagens para diagnóstico de seus males. E, depois, procurava os que poderiam ajudá-los nas suas curas. Todos os que puderem necessitam apoiar no prosseguimento do seu trabalho, que é a homenagem mais justa para a sua memória.

Todos que se dedicam a trabalhos voluntários na área da saúde sabem dos sacrifícios indispensáveis para tornar realidade o sonho de atender os mais necessitados. O custo da medicina é elevado, tanto em exames, usando os equipamentos disponíveis, como no tratamento das doenças diagnosticadas, que exigem intervenções e medicamentos custosos. E sempre haverá mais necessitados que as possibilidades até governamentais de recursos voltados à saúde, ainda que Roberto Kikawa tenha provado que o SUS dá condições para trabalhos relevantes.

Existem movimentos, como o Médicos Sem Fronteiras, que dedicam até suas vidas nos países onde os problemas são mais graves, como no interior brasileiro, nas favelas e palafitas, onde não se dispõe sequer de abastecimento de água ou captação dos esgotos. É preciso que os que podem e as autoridades vejam esta triste realidade, que afetam a periferia das grandes cidades ou os confins do Nordeste ou da Amazônia, neste mesmo país onde os privilegiados reclamam dos ajustamentos de seus salários que beiram os dos marajás.

Não é preciso ir longe para tanto, pois a Rede Schwab para o Empreendedorismo Social criou uma página em tributo a ele, para deixar mensagens de solidariedade à família e permite doações: https://www.backabuddy.co.za/champion/project/for-roberto. Vamos convencer as pessoas e as empresas a fazerem as doações que permitam o prosseguimento do seu trabalho. Seria a homenagem mais justa à sua memória, complementando o trabalho brilhante que ele começou.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: