Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dados Positivos e Animadores no Brasil

29 de dezembro de 2018
Por: Decio Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

A Datafolha informa que o otimismo dos brasileiros chegou aos pontos mais elevados desde quando estas pesquisas começaram a ser efetuadas em 1997, o que certamente é um dado relevante, ainda que aquela instituição alerte que nos começos dos novos governos elas tendem a melhoras. A Folha de S. Paulo noticia que em Araçuaí, no Vale do Jequetinhonha, estão ocorrendo muitas solicitações para lavra do lítio que é um minério estratégico para as baterias de grande porte, usadas nos veículos elétricos como para armazenar eletricidades decorrentes das captações de energia solar e eólica. Outras regiões do Nordeste brasileiro também estão sendo cogitados para pesquisas.

Minérios que contém lítio explorado no Vale do Jequetinhonha.

O lítio é um minério estratégico para as baterias mais eficientes utilizadas atualmente no mundo, tantos nos veículos elétricos como nas captações de grande escala da energia solar ou eólica. Normalmente é encontrado nas grandes salinas como no Chile, no Peru e na Bolívia, mas se sabia que no Brasil havia algumas minerações no Nordeste, que costuma contar com solos salinos, informações de um artigo elaborado por Nicola Pamplona informa que os requerimentos para pesquisas minerais aumentaram significativamente em 2018, chegando a 117 casos, estimando-se as reservas brasileiras tenham chegado a 145 mil toneladas em julho de 2018.

As maiores reservas conhecidas estão no Chile, na China, na Austrália e na Argentina, sendo que as brasileiras ainda são modestas, mas pesquisas adicionais poderão apresentar projetos que tenham viabilidade econômica razoável.

No que se refere ao otimismo atual dos brasileiros, o artigo de Igor Glelow publicado na Folha de S. Paulo dá indicações das esperanças dos brasileiros com as mudanças que estão sendo anunciadas com a eleição do novo governo. É evidente que estão baseados em alguns dados positivos como a redução dos juros e da inflação, mas possuem um forte componente de uma população emocional que necessitam ser atendidas por revisões profundas que encontrarão as resistências tradicionais, notadamente daqueles que estão no setor público e imaginam que gastos podem ser aumentados sem consequências graves.

O Brasil tem recursos naturais e humanos para continuar aperfeiçoando o seu setor de agronegócios, que mesmo com as incertezas que pairam no mundo, podem contribuir para um desenvolvimento razoável, principalmente se acompanhado de pesquisas que superem as dificuldades das irregularidades climáticas. Como os avanços como na indústria estão modestas por um longo período, as bases com que os dados futuros serão comparados podem apresentar cifras positivas, que ajudarão a sustentar este otimismo.

Com um mínimo de racionalidade, com os membros do novo governo evitando pronunciamentos bombásticos característicos das campanhas eleitorais, o Brasil mesmo com suas inúmeras limitações continua contando com condições competitivas no mundo, podendo proporcionar melhores significativas para a melhoria do padrão de vida de sua população, que aspira reduções expressivas das criminalidades, para poder trabalhar em paz.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: