Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Procura de Notícias Positivas no Brasil e no Mundo

29 de dezembro de 2018
Por: Decio Yokota | Seção: Editoriais e Notícias

Sem que se esteja fora da realidade atual, existem avanços que estão beneficiando os brasileiros e a humanidade nos tempos presentes, mesmo que abundem notícias que satisfaçam os pessimistas que parecem curtir o masoquismo coletivo. Poderia se listar uma longa pauta mostrando que existem muitos esforços em andamento que denotam que melhoram as condições de vida de muitos, ainda que nem sempre a distribuição dos benefícios se concentre nos menos privilegiados do mundo.  

Quem visita regularmente o Ceagesp de São Paulo pode observar que muitas frutas e legumes novos e saborosos aumentaram recentemente, evitando excessos de agrotóxicos que possam prejudicar a saúde da população.

Os agricultores brasileiros estão se empenhando com grandes esforços para que os produtos que produzem introduzam os melhoramentos que estão ocorrendo em todo o mundo. Muitas frutas se tornaram mais saborosas e novos legumes estão cada vez mais à disposição dos consumidores brasileiros ajudando não somente na sua alimentação, como a melhoria das suas condições de saúde, com as preocupações dos usos exagerados de agrotóxicos.

O mundo parece cada vez mais sensibilizado com obesidade que se tornou uma calamidade pública internacional com a melhoria da alimentação de todos que favorecem até muitas moléstias. Gordura, açúcar e carboidrato estão sendo reduzidos em muitos alimentos, oferecendo produtos mais saudáveis, que acompanhado de exercícios físicos podem preservar a saúde dos idosos que estão aumentando suas expectativas de vida, no Brasil como em muitas partes do mundo. Mesmo com os serviços de saúde ainda estejam abaixo do esperado por todos.

Aumentaram as preocupações com a obesidade, caminhando-se para alimentações e exercícios mais saudáveis.

As recentes eleições no Brasil mostraram a acentuada preocupação dos eleitores com o aumento da criminalidade no país, exigindo que o novo governo concentre parte substancial dos seus esforços para o seu combate, que no início pode até provocar alguns excessos. Mas com o tempo deve consolidar uma cultura para o seu combate mais eficaz, tanto nos chamados de colarinhos brancos como os de caráter político com corrupções, como os sexuais e dos que facilitam o seu comércio ilegal de drogas, utilizando-se meios científicos mesmo não sendo espetaculares. Esperam-se ações de profundidade que utilizem os meios disponíveis de informações que permitam a concentração de ações eficientes e preventivas notadamente no combate do crime organizado.

Já existem algumas iniciativas para o combate mais inteligente à criminalidade, que levam algum tempo para proporcionar resultados mais expressivos e importantes.

O Brasil vem demonstrando que mesmo nos esportes que merecem menos atenção do grande público, como a natação, conseguiram-se resultados expressivos em decorrência de um pequeno grupo de atletas, que se empenham por longos períodos a treinamentos. Os resultados conseguidos na China, recentemente, mostram que estes treinamentos saudáveis podem proporcionar bons resultados para os jovens atletas.

Os brasileiros obtiveram bons resultados em Hangzhou na China, em diversas modalidades, superando muitas das expectativas na natação.

Gabriel Medina conseguiu neste ano de 2018 o seu bicampeonato mundial em surf, em Havaí com antecipação de uma disputa, tornando se o Brasil um país que procurará ser batido por atletas de outros países. Estes esportes devem ser considerados como parte da educação dos jovens no Brasil.

Gabriel Medina consagrou-se bicampeão mundial de surf em 2018.

Como estes, existem muitos casos em que o Brasil, com todas as suas limitações, procuram superar as suas dificuldades. Mesmo no evolução do quadro político brasileiro, deve-se observar que nos períodos de maior restrições, houve um significativo avanço na música popular brasileira para empolgar até o mundo, mostrando que as criatividades dos brasileiros permitem achar caminhos para sobrepor-se limitações que se apresentam.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: