Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Perspectivas Alvissareiras na Produção das Plantas

4 de janeiro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

clip_image002Cientistas afirmam que o uso da engenharia das plantas poderia aumentar a produtividade de cereais como o arroz, o trigo e a soja, bem como frutas e vegetais de forma significativa. O principal autor, Paul South, um biologista molecular, publicou o artigo na consagrada revista Science sobre trabalhos efetuados pela Universidade de Illinois junto com o Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Foto constante do artigo publicado no site do Japan Times pela Fundação Thomson Reuters, mostrando que a capacidade de fotossíntese das plantas pode proporcionar significativo aumento nas produções de cereais, frutas e vegetais

Os cientistas norte-americanos informam que as produções de trigo e soja do centro-oeste dos Estados Unidos podem alimentar mais 200 milhões de consumidores, com as melhorias nas fotossínteses, segundo artigo publicado numa das mais credenciadas revistas científicas do mundo, a Science.

Os primeiros resultados foram obtidos inserindo gens de bactérias, algas verdes e outras plantas nas de tabaco, mudando a forma de como elas processam a luz solar, no processo de fotossíntese, conseguindo um aumento de 40% na sua produção. As pesquisas demandaram mais de dois anos de trabalho. Como este processo no tabaco é idêntico ao de outras plantas, espera-se que as mudanças ocorram também nas culturas alimentares. Já estão sendo testadas na produção de batatas, feijão, soja e arroz.

O tempo para se conseguir todas as autorizações para estas inovações estão estimadas em 10 a 15 anos. Os trabalhos estão recebendo financiamentos como da Fundação Bill & Melinda Gates, além do governo britânico.

Como a população mundial continua aumentando principalmente em países pobres, a produção adicional de alimentos é fundamental para evitar-se a desnutrição, segundo o professor Timothy Searchinger, da Universidade de Princeton.

As plantas dos principais alimentos utilizam a chamada fotossíntese C3, havendo outras que usam formas diferentes de fotossíntese, como o caso do milho, da cana de açúcar e do sorgo. Os pequenos produtos africanos teriam acesso livre para estas novas tecnologias, sem royalties sobre estas inovações.

Espera-se que estas inovações sejam aceleradas e há razões para o otimismo, pois as instituições envolvidas são as mais credenciadas no mundo atual.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: