Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Veículos Menos Poluentes com Reduções Fiscais no Japão

28 de janeiro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Tecnologia | Tags: , ,

Um artigo publicado no jornal japonês Yomiuri Shimbun informa que o governo japonês está se preparando para ampliar as isenções tributárias para veículos menos poluentes, incluindo os elétricos e os híbridos.

clip_image002

Esquema publicado no Yomiuri Shimbun mostrando que veículos a gasolina eficientes, incluindo elétricos e os híbridos, ficarão isentos de tributos

O Japão é um dos países do mundo mais preocupados com as poluições provocados pelos veículos. Os veículos de até 1,5 toneladas devem deslocar-se no mínimo 17,6 quilômetros com um litro de gasolina, que já tem uma boa qualidade no Japão. Mas estão providenciando para que no futuro próximo veículos elétricos e híbridos também possam gozar destas vantagens fiscais.

O sistema atualmente em funcionamento no Japão decorre de decisões para o ano fiscal de 2011, mas se discute agora no Ministério da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo e do Ministério da Economia, Comércio e Indústria para os anos fiscais de 2027 a 2030. Portanto, com bastante antecedência, para que as empresas automobilísticas tomem as providências indispensáveis.

Os automóveis elétricos já são uma realidade, mas ainda representam um percentual muito baixo, algo em torno de 1%. Mas também eles como os híbridos terão suas performances controladas, de forma que tenham uma eficiência mínima mesmo no uso da eletricidade. Já existem um elétrico e 20 modelos híbridos.

As montadoras japonesas estão sendo estimuladas a produzir veículos mais eficientes e menos poluidores. Os coeficientes a serem utilizados ainda estão em discussão. Tudo indica que, para ser objetivo, estas providências sejam tomadas com bastante antecedência, de forma que as empresas estejam adequadamente aparelhadas para conseguir eficiência e redução da poluição de forma eficiente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: