Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Xangai é a Cidade Chinesa com mais Estrangeiros

21 de janeiro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

clip_image002Cidades chinesas como Xangai continuam aumentando a sua população de estrangeiros, segundo o artigo publicado por Xing Yi no China Daily.

Turistas estrangeiros posam no Huangpu, um dos locais mais procurados de Xangai. Foto publicada no artigo do China Daily

Um simpósio realizado naquela cidade reuniu pesquisadores, executivos de empresas e professores universitários para se discutir ainda mais Xangai como centro global de inovação de ciência e tecnologia. Pelos dados da cidade, no final de 2018 havia 215 mil estrangeiros morando em Xangai com visto de trabalho, o maior contingente em toda a China.

Ranga Vellamore, cofundadora da Zeta-V Technology, sugeriu que a cidade poderia atrair mais trabalhadores estrangeiros de alta qualificação construindo mais incubadoras profissionais em áreas de robótica, internet das coisas e inteligência artificial. Ela, que já vive 12 anos em Xangai, considera-a já uma das cidades mais habitáveis no mundo, estimando que dobre a atual população estrangeira nos próximos quatro a cinco anos.

Ourania Katavouta, professora de língua grega na Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, propôs que as escolas secundárias da cidade poderiam introduzir mais aulas de línguas estrangeiras. Ela sugeriu que informações em inglês, como em formulários de inscrição para programas de P & D do governo, poderiam atrair mais estrangeiros para a cidade.

Xangai em sido a cidade-piloto chinesa para a permissão de trabalho de estrangeiros desde 2016. Está simplificando os processos de candidaturas para novas categorias de visto na China.

O Brasil poderia aprender com Xangai, pois algumas cidades, mesmo com seus problemas, poderiam atrair mais talentos estrangeiros para estudar, o que é possível fazer no país, notadamente no mais intenso aproveitamento da biodiversidade brasileira.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: