Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Experimentando a Jantar Caseiro Japonês nos EUA

18 de fevereiro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

A jornalista norte-americana Stephanie Haddad, que morou três anos no Japão, ficou com o desejo de compartilhar de um jantar como o que teve nos restaurantes japoneses com clip_image002amigos. Experimentou os serviços do Tadaku, onde uma anfitriã preparou um jantar caseiro com materiais orgânicos para partilhar com dois convidados que tinham fornecido as informações do que desejavam. Ela escreveu um artigo sobre o assunto, que foi publicado no Japan Today.

O anúncio do Tadaku, um jantar caseiro japonês preparado numa residência, para um número limitado de convidados, constante do artigo no Japan Today

Havia dois serviços oferecidos, um jantar preparado caseiramente para ser partilhado com um número limitado de convidados, e uma aula sobre a sua preparação. Ela escolheu o jantar da qual participaram, além da dona de casa que a preparou, mais uma participante do Tadaku, que, depois de preencherem um longo questionário, foram escolhidas para o evento com dois convidados.

Muitas lições foram transmitidas, como a escolha de um tema que foi o uso do yuzu, um limão japonês que fica disponível somente num período do ano, como a maioria dos ingredientes utilizada na cozinha japonesa. A dona da casa, Aya, é adepta de produtos orgânicos com os quais preparou o jantar previamente e participou do mesmo para uma conversa animada e descontraída.

A primeira dica que ficou do jantar é que o arranjo da mesa para apresentação do jantar era de grande importância. Além de serem utilizadas cerâmicas de diversas regiões do Japão, suas formas eram importantes para acomodação atraente dos pratos preparados. A mesa estava forrada com o aproveitamento de partes de um quimono, além de contar com um ikebana para decorar o ambiente do jantar. Aya tinha providenciado tudo com o que veio acumulando pessoalmente ao longo dos anos, a começar dos drinques e aperitivos.

clip_image004

Mesa forrada com partes de um quimono antigo e cerâmicas adequadas para tipo de prato, tudo preparado pela dona de casa Aya. Foto constante do artigo no Japan Today.

A segunda dica é que todos os ingredientes do jantar eram os mais convenientes da estação do ano. No Japão, existe uma grande variação durante do ano e a natureza oferece para cada estação os ingredientes mais recomendáveis. Este jantar teve como tema de ligação o uso do yuzu.

clip_image006

Os pratos preparados pela dona de casa Aya tinham como tema o yuzu, um tipo de limão muito cheiroso do Japão

A jornalista Stephanie Haddad e outra convidada, Kira, usufruíram do jantar que começava com os drinques e aperitivos como o sushi em bolas (chamado temari, da região de Quioto), com os peixes adequados com flores de shiso (uma folha perfumada).

clip_image008

Uma mesa de quatro pessoas, incluindo a anfitriã e uma auxiliar. Foto do artigo no Japan Today

A seção seguinte era um espeto com carne, legumes e queijo. Para enfeitar os espetos, a anfitriã Aya forrou o prato com mostarda e rúculas temperadas com raspas de yuzu.

Na sobremesa, havia pedaços de bolo de chocolate que tinham maçãs caramelizadas e passas, com morangos frescos. Em minicopos de parfait japoneses com creme de yuzu caseiro e compotas de peras também embebidas em caldos de yuzu. E ainda biscoitos caseiros que rivalizavam com as preparadas pela mãe da jornalista.

clip_image010

                               A foto da sobremesa publicada no Japan Today

É realmente de dar água na boca. Espera-se que este tipo de serviço também fique disponível no Brasil, pois existem muitas donas de casa como Aya, habilitadas a prepararem jantar deste tipo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: