Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Indicação Japonesa de Donald Trump Para Nobel da Paz

18 de fevereiro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

Alguns jornais japoneses informam que o governo Shinzo Abe, do Japão, a pedido dos norte-americanos, indicou a candidatura de Donald Trump para Prêmio Nobel da Paz, clip_image002apresentando um longo arrazoado. É um gesto no mínimo discutível, pois a figura pública do atual presidente dos Estados Unidos é claramente controvertida, em grande parte devida às suas declarações bombásticas. Esta notícia teria origem no Asahi Shimbun.

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe no recente encontro com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

É preciso entender que, desde a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, a sua recuperação econômica dependeu muito do Plano Marshall, onde os norte-americanos que ocupavam o Japão exerceram um papel fundamental. Também ficou dependendo dos Estados Unidos para a sua defesa externa, com tropas norte-americanas até hoje sediadas no Japão, ocupando posições estratégicas em diversas localidades. Ainda assim, muitos japoneses acham que o país deveria reduzir esta dependência, com a reforma constitucional pela qual o seu Sistema de Defesa também cumpra parte deste papel de sua defesa externa, além de outras que permita o seu desenvolvimento econômico cada vez mais independente dos Estados Unidos, que está passando por uma redução de sua importância mundial. Um dos pontos fundamentais é a formação de um mercado de livre comércio, como o atual TPP – TransPacific Partnership, que avança sem a participação dos Estados Unidos.

Há que se considerar, também, que os Estados Unidos, apesar das declarações do seu presidente Donald Trump, de fato procuram entendimentos com negociações bilaterais. O exemplo mais claro é o relacionamento com a China, publicamente considerado o principal responsável pelo desequilíbrio comercial dos Estados Unidos, mas se procura um entendimento razoável, sem uma guerra tarifária que seria desastrosa para eles mesmos e para o resto do mundo.

Também o presidente se declara contra o Acordo de Paris para a redução do ritmo de aquecimento global, mas procura formas adequadas para suas empresas no ajustamento que deve ocorrer ao longo de muito tempo. No que se refere aos conflitos armados em diversas partes do mundo, onde os norte-americanos estão presentes fisicamente, com a afirmação que já alcançaram os objetivos perseguidos, nota-se a retirada de tropas norte-americanas. Fala-se demais e de forma estridente, mas as execuções acabam sendo mais pragmáticas.

Mas o fato concreto é que as declarações públicas de Donald Trump já provocam efeitos em muitas partes do mundo, não facilitando que outros países se sintam estimulados a introduzir aperfeiçoamentos importantes de importância internacional. No mínimo, as incertezas acabam atrapalhando muitas iniciativas econômicas.

Salvo uma grande surpresa, na opinião pública mundial parece que a possibilidade de Donald Trump ser agraciado com o Prêmio Nobel da Paz é baixíssima. Mas muitos entendem que a atitude de Shinzo Abe seja de pouca conveniência, mostrando que o Japão depende exageradamente dos Estados Unidos, não tendo conseguido o mínimo para a sua independência de fato.


2 Comentários para “Indicação Japonesa de Donald Trump Para Nobel da Paz”

  1. Mauricio
    1  escreveu às 21:45 em 22 de fevereiro de 2019:

    Para o Japão seria melhor uma maior integração com a China mas ainda há muita magoa entre os dois países devido a acontecimentos passados…

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 12:00 em 23 de fevereiro de 2019:

    Caro Mauricio,

    Apesar da base da cultura japonesa tenha origem na China, desde o início do século XX e a guerra que houve entre os dois países os relacionamentos ficaram difíceis, mas na economia continuam como os principais parceiros até hoje.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: