Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Japão Costuma Discriminar Todos que são Diferentes

15 de fevereiro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002 Um artigo de Toshifumi Kitamura foi publicado no Japan Today, como também acontece nos principais jornais japoneses, pois o governo japonês apresentou um projeto de lei para reconhecer a minoria étnica Ainu, um povo considerado “indígena” no Japão, que ocupa o norte da ilha de Hokkaido.

Foto de um ainu publicado num artigo do Japan Today

Poucos povos no mundo são tão preconceituosos como os japoneses, que acabam discriminando todos que são diferentes, como no caso dos indígenas Ainu, que até agora não receberam um tratamento condigno que lhes permitissem progresso social. Agora, o governo japonês decidiu apresentar um projeto de lei para que eles tenham condições de obter a ascensão social como todos os demais japoneses, respeitadas as diferenças culturais que os distingam. É verdade que este tipo de discriminação também ocorria com os okinawanos no passado, mesmo quando Okinawa foi incorporado oficialmente como território japonês, mas em grau menos acentuado, usando um dialeto local.

O padrão do nível de renda, bem como todos os demais indicadores de desenvolvimento da média dos japoneses, não é obtido pelos ainus e espera-se que esta flagrante injustiça seja rapidamente corrigida.

O porta-voz do governo, Yoshihide Suga, informou aos repórteres que é importante proteger a honra e a dignidade do povo Ainu e entregar à próxima geração uma sociedade vibrante, respeitando os valores diversos desta população. Na realidade, eles não podem ser considerados diferentes nem exóticos, mas parte integrante e legitima do povo japonês.

Desde o século 19, o governo japonês proibiu os ainus a praticarem seus costumes e usar a sua língua. A população ainu foi estimada em 2017 como de 12.300 indivíduos, mas muitos já se encontravam totalmente integrados aos japoneses por uma política de assimilação forçada.

Existem algumas entidades que defendem há muito tempo o direito dos ainus, e seus representantes consideram o ato atual o primeiro passo para garantir a eles a igualdade de direitos perante a lei. Eles propõem a concessão de bolsas de estudos para seus filhos, nas escolas de ensino médio, respeitando as diferenças que eles desejem preservar.

Dentro de sua cultura, eles devem ser autorizados a cortar árvores de propriedade nacional, para uso em rituais tradicionais. Muitos foram os que lutaram por longo tempo para que o Japão respeite as culturas destas minorias.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: