Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Raríssima Temperatura Baixa nos Estados Unidos

1 de fevereiro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image001Um extenso artigo de Katie Mettler, Amy B Wang, Alex Horton e Angela Fritz foi publicado no Washington Post, informando sobre este vórtice polar que está causando muitos transtornos, inclusive mortes nos Estados Unidos.

Mapa publicado no artigo do Washington Post que vale a pena ser lido na íntegra

Ainda que fenômenos climáticos semelhantes ocorram a cada inverno nos Estados Unidos, trazendo massas frias do Polo Norte para o Meio Oeste daquele país, raramente as temperaturas chegaram a 50 graus centígrados abaixo de zero. Isto, além de provocar mortes, causa profundos transtornos nos tráfegos das estradas, a suspensão dos voos aéreos, colapso das redes elétricas, deixando a população retida nas suas casas, muitas vezes sem o funcionamento adequado do sistema de aquecimento. Não se conta com o fornecimento de energia elétrica em áreas dos estados de Wisconsin e Iowa, deixando as pessoas no escuro sem aquecimento. Muitos estados declaram que estão em situação de calamidade pública e recomendam que a população não saia de casa. Os ventos aumentam a sensação de frio, podendo matar uma pessoa em poucos minutos.

clip_image003

O Lago Michigan, ao lado de Chicago, está congelado. Foto publicada no artigo no Washington Post

Todas as programações para a região atingida estão suspensas, inclusive aulas nas universidades bem como o funcionamento do comércio e das atividades culturais. Não se consegue passar de um edifício para outro. O trem que liga Chicago não consegue funcionar. Os ônibus estão apresentando problemas mecânicos.

clip_image005

Não está se conseguindo retirar a neve das ruas em Madison

Procura-se manter os serviços de fornecimento de gás, mas nem sempre funciona com esta temperatura. Até os gerados de algumas casas não estão funcionando. Os abrigos estão superlotados bem como os hospitais que tentam atender os pacientes que enfrentam problemas. Os depoimentos da população informam que nunca passou dificuldades desta ordem, que espera ser superadas no transcorrer da semana.

O presidente Donald Trump, que gracejou sobre o aquecimento global que estaria ocorrendo no mundo, sofreu críticas sobre as suas manifestações, pois estes problemas são de prazo mais longo, não se referindo a um período curto que se espera nesta situação atual.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: